A travessia para um novo Estado com mais segurança e menores índices de violência foi tratada pelo governador José Ivo Sartori e o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, nesta quarta-feira, 17, em encontro com empresários do varejo do Rio Grande do Sul, na Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio-RS), em Porto Alegre. A ocasião marcou o Encontro do Varejo G-15, que simboliza a representatividade das principais lojas de eletromóveis do Sul do país.
Para o governador, o encontro com o empresariado serviu para mobilizar o setor, já que os “os empreendedores podem dar uma contribuição institucional muito forte para que todos trabalhemos juntos pelo bem da segurança e oferecendo tranquilidade para a sociedade”.
“Estamos aqui para manter vínculos e ter uma interação mais profunda com o setor para que o trabalho que fazemos seja cada vez melhor; não só internamente, na secretaria e no governo, mas também com a participação da sociedade civil para propiciar ações nas áreas da educação, saúde e, principalmente, na área social”, afirmou Sartori.
Publicidade
O governador reiterou ainda a necessidade da comunidade agir em estímulo à cultura da paz, como nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), que estão presentes em mais de 2,1 mil escolas estaduais. Salientou também a importância de dar continuidade ao que tem sido feito pelo governo, pela aprovação de projetos do Plano de Modernização do Estado, que tramitam no Legislativo.
O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, que recepcionou o grupo de varejistas disse esperar que, a partir do encontro, a representatividade do setor “faça bom uso dessa instituição para defender os interesses de toda a sociedade e também do empresariado”.
O superintendente da loja CR Diementz, Homero de Toledo, agradeceu a aproximação do governador com o setor de eletromóveis. De acordo com o empresário, essa foi a primeira oportunidade em que um chefe do Executivo se junta ao setor varejista para falar sobre segurança pública. Outros representantes saudaram as mudanças proporcionadas pela gestão atual e disseram estar abertos ao diálogo para cooperar com o governo na perspectiva de um melhor futuro para o Estado.
Publicidade
União de esforços no combate à violência
O secretário Cezar Schirmer apresentou o cenário da segurança pública no Estado, como a prestação de contas no comparativo dos indicadores do segundo semestre na comparação entre 2015 e 2016, em que a variação na incidência de crimes aumentaram apenas 6,50% para homicídio doloso e 6,70% para crimes de extorsão. De acordo com dados da secretaria, os indicadores de homicídios dolosos no trânsito, furtos, roubos e furtos de veículos, roubos, latrocínios, extorsão mediante sequestro e estelionato tiveram redução.
Schirmer relatou o trabalho com foco na prevenção e na percepção de segurança, relembrando a meta de fazer de 2017 um novo ano para a segurança pública. Entre as sugestões para o setor varejista, o secretário convidou os presentes a organizarem conselhos com a sociedade civil para que a comunidade auxilie os agentes de segurança no combate à violência através da vigilância. A doação de equipamentos como veículos e armamento também foi sugerida para o grupo de varejistas.
Publicidade
Políticas estaduais como estímulos ao setor
Como exemplos de políticas, programas e ações de incentivo ao empreendedorismo, o governo do Estado criou o Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), uma nova ferramenta digital que facilita a abertura de empresas com a emissão de licenças ambientais em um curto período pela internet.
O InvestRS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), também age na busca e atração de investimentos; a RedeSimples, que está presente em 80 municípios gaúchos deve chegar, até o fim deste ano, a 102 municípios; a Junta Digital, que traz agilidade para constituir, alterar ou extinguir empresas em todo o estado e mais os 300 serviços oferecidos online pelo TudoFácil.
Publicidade
A atração de novos investimentos por meio da Sala do Investidor, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, foi destacada pelo governador Sartori pelo volume de R$ 38,2 bilhões em projetos concluídos e já encaminhados.