As frentes de obras para recuperação da ERS-332 começaram a melhorar as condições da rodovia para quem transita entre Soledade e Espumoso, no Norte do Rio Grande do Sul. Os serviços integram um dos lotes do Programa Restauro e fazem parte do Acordo de Resultados firmado pelo governo do Estado em conjunto com as secretarias e órgãos estaduais.
As obras executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria dos Transportes – abrangem 38 quilômetros. Elas envolvem a substituição das camadas de pavimento danificado e a reconstrução e manutenção dos dispositivos de drenagem – como bueiros, sarjetas e canaletas. A última etapa corresponde à sinalização, com a renovação das placas de trânsito, da pintura na pista e dos tachões. “Iniciamos o trabalho em Soledade, na altura do quilômetro 106, onde a comunidade já pode encontrar um segmento de asfalto novo e de qualidade”, detalha o secretário de Transportes, Pedro Westphalen.
A recuperação da ERS-332 consta no lote 12 do Restauro, que inclui ainda mais 41,6 quilômetros da RSC-153, entre Barros Cassal e Soledade. O diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, ressalta que as intervenções nessa rodovia também devem iniciar em breve. O lote 12 do Programa Restauro tem investimento total de R$ 33 milhões, financiados pelo Banco Mundial (Bird).
Publicidade
Acordo
O Programa Restauro está entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Segundo o Daer, essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade e busca entregar serviços de qualidade.
Publicidade