Dentre as ações previstas para o Plano Nacional de Segurança, em acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o envio de 200 policiais militares da Força Nacional de Segurança Pública se concretizou nesta quarta-feira (8). Somando-se aos 70 policiais que estão na capital desde agosto de 2016, 28 vieram no feriado de Carnaval e nesta quarta-feira (8) chegaram mais 102 para trabalhar em parceria com a Brigada Militar.
Para o secretário Cezar Schirmer, o novo efetivo é um reforço significativo no enfrentamento e na prevenção. “A atuação da Força Nacional no combate à criminalidade é de extrema importância para estabelecer uma sensação de segurança à população que vive nas regiões mais violentas da capital. A cooperação da União amplia a capacidade de enfrentar o difícil momento vivido na Segurança Pública, agradeço ao novo ministro, Osmar Serraglio, por dar continuidade ao Plano”, destacou.
Os agentes integrarão o contingente na força-tarefa para redução na incidência de homicídios e feminicídios, além de agregar a Operação Avante. A atuação será nas áreas do 9º, 20º e 21º Batalhões de Polícia Militar, nos bairros Praia de Belas, Rubem Berta, Santa Tereza e Restinga.
Publicidade
O planejamento e a integração das ações estão sob o encargo do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que será responsável pela alocação dos agentes. O comandante do CPC, coronel Jefferson de Barros Jacques, salienta que o reforço será distribuído pela capital de acordo com a necessidade. “A Força Nacional completa hoje o efetivo previsto de apoio ao estado dentro do Plano Nacional de Segurança. As atuações deste contingente serão desenvolvidas nas áreas de maior incidência de homicídios”, adiantou.