O calor e a umidade trazem consigo uma visita indesejável para dentro das casas. São as formigas urbanas, que saem dos ninhos nessa época a fim de armazenar alimento para o inverno. Não há ambiente que escape do aparecimento frequente desses insetos em períodos em que as temperaturas são elevadas e as chuvas mais constantes. Mas saiba que uma das formas mais eficazes de eliminar o problema também está dentro das residências. Como muitas vezes esses bichinhos surgem em cozinhas, o uso de inseticidas não é o meio mais aconselhável. Além disso, o veneno costuma matar apenas as formigas que estão visíveis, as quais são a minoria, pois esse inseto busca se esconder em ambientes escuros e quentes, como eletrodomésticos e frestas atrás de azulejos e pisos.
O professor do curso de Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andreas Köhler, dá uma dica bem caseira: sabe aquele fermento químico em pó utilizado na produção de bolos e pães? Ele será o aliado perfeito nessa guerra. Köhler explica que esses insetos urbanos, de tamanhos variados, gostam de se alimentar de doces e sucos de frutas. Por isso, ele sugere misturar o fermento em pó com um punhado de açúcar e deixar no local onde as formigas são vistas. “Funciona para quase todas as formigas. Ao buscar o açúcar, elas acabam levando o fermento junto para o ninho. Isso provoca a produção de gás carbônico e os insetos morrem asfixiados”, conta.
Para evitar a entrada nas casas, Andreas orienta manter os ambientes limpos e utilizar telas nas aberturas para evitar a entrada das rainhas. Se o problema está fora da moradia, o professor diz que outro recurso caseiro, bem comum em localidades do interior, pode ser empregado. “Pode misturar uma porção, equivalente a duas mãos, de pó de tabaco com água, deixar no sol e esperar 24 horas. O calor vai liberar uma quantidade maior de nicotina, que ajuda a matar as formigas. Quando a água estiver escura, pode espalhar pelo pátio.” O biólogo comenta que, em geral, elas não costumam causar problemas de saúde para humanos, exceto as ardedeiras, que provocam dor intensa com o ferrão. Pessoas com alergias a insetos também podem sofrer incômodos maiores.
Publicidade