O próximo trimestre no Rio Grande do Sul deve ter um índice menor de chuvas do que o comum. Um prognóstico climático, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), foi divulgado nesta segunda-feira, 6.
O estudo aponta para uma diminuição das chuvas para os próximos três meses. O efeito pode ser o resultado de uma tendência de resfriamento no sudoeste do Atlântico de causa a redução na umidade da atmosfera. A previsão também sugere que as temperaturas devem ficar dentro do padrão.
Nos meses de fevereiro e março, a tendência é de chuvas pouco abaixo do padrão. Em abril, são esperadas chuvas dentro do padrão na parte oeste e um pouco acima do padrão no leste do Rio Grande do Sul. Em fevereiro e março, as temperaturas ficarão na média, oscilando pouco acima do padrão climático. Em abril, são esperadas temperaturas máximas.
Publicidade
O prognóstico é baseado no comportamento climático observado nos últimos meses no estado. Também possui dados obtidos junto ao Inmet e à Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
* Com informações da Agência do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Publicidade