Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Contas

Tire suas dúvidas sobre o saque de contas inativas do FGTS

Mais de 10 milhões de trabalhadores brasileiros terão o direito de retirar o dinheiro de contas inativas até dezembro de 2015 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS), a partir do dia 13 de março de 2017. A estimativa do governo federal é que 70% dos trabalhadores que têm direito ao saque retirem os recursos dessas contas inativas, injetando, assim, cerca de R$ 30 bilhões na economia. 

Há pouco mais de um ano, 18,6 milhões de contas inativas existem, segundo o Ministério do Trabalho, onde estão depositadas cerca de R$ 41 bilhões. A maior parte dessas contas tem saldo de menos de um salário mínimo, segundo o governo federal. Antes, para sacar o FGTS de uma conta inativa precisaria estar desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos.

Vamos tirar suas dúvidas:

Publicidade

  • Será que eu tenho direto ao saque de contas inativas do FGTS?

Você tem saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015? Então você pode sacar. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador deve estar afastado deste emprego pelo menos desde o fim de 2015. 

  • Mas eu tenho várias contas inativas. De quais eu posso sacar o dinheiro?

Você pode sacar dinheiro de todas as contas inativas. Aquelas que explicamos na primeira pergunta.

  • Estou empregado. Posso retirar o dinheiro mesmo assim?

Agora você pode sim. Quem está empregado pode sacar o valor de uma conta inativa, desde que o afastamento do emprego anterior ao atual tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2015. 

Publicidade

  • E para consultar meu saldo, como faço?

É simples. O trabalhador pode consultar o saldo pelo site da Caixa ou do próprio FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail.

A consulta ainda pode ser feita pessoalmente, direto no balcão de atendimento de agências da Caixa. Só não é possível consultar extratos do FGTS pelo telefone. 

  • Quando posso retirar meu dinheiro? 

A partir do dia 13 de março o dinheiro será liberado. E os recursos poderão ser retirados até 14 de julho. Porém, haverá um calendário de saque divulgado pelo governo, de acordo com a data de nascimento do beneficiário. 

Publicidade

  • Mas estou precisando de dinheiro agora. Posso pedir antecipação do FGTS? 

Alguns bancos estão antecipando o dinheiro do FGTS para os correntistas. Porém, para essa antecipação há uma cobrança de juros. Por isso é recomendado por especialistas que os contribuintes só peçam a antecipação caso estejam realmente precisando de dinheiro para pagar uma despesa urgente ou pagamento de dívidas com cheque especial e cartões de crédito, que têm juros mais altos que outras linhas de crédito.

  • O dinheiro poderá ser sacado todo de uma só vez? 

Sim, não haverá limite para o saque. O trabalhador poderá sacar todo o valor que tem na conta inativa.

  • Posso optar por deixar o dinheiro do FGTS onde ele está? Ele continuará rendendo? Ou é mais vantajoso retirar? 

Especialistas dizem que é vantajoso para o consumidor sacar o dinheiro e utilizá-lo para pagar dívidas ou buscar outras aplicações rentáveis.

Publicidade

O FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR), enquanto a poupança rende 6,17% ao ano mais a TR. Em 2016, o rendimento financeiro da poupança foi de 8,3%. Já o do FGTS foi de 5,01%, abaixo da inflação oficial de 2016, que foi de 6,29%.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.