Com a chegada do verão aumenta a preocupação quanto ao gasto com energia elétrica. Muitos aparelhos utilizados nesta época do ano, como ar condicionado e ventilador, consomem mais energia e podem aumentar a fatura no fim do mês.
Para que a surpresa não seja grande, a RGE Sul divulgou algumas dicas do que pode ser feito no verão. Com alguns cuidados básicos, o valor da conta de luz pode diminuir.
Ar condicionado: Se for no quarto, ligue-o uma hora antes de dormir, permitindo que o ambiente fique com temperatura agradável. Ao deitar, desligue-o. Lembre-se de fechar portas e janelas para não perder o ar frio. Em outros ambientes da casa veja se há real necessidade de o aparelho estar ligado. A mesma dica vale para ventiladores.
Publicidade
Geladeira: Revise a borracha que veda a porta e evite o abre e fecha. Cada vez que a geladeira é aberta, entra ar quente e ao ser fechada “puxará” mais energia para recuperar a refrigeração.
Chuveiro: Veja se está na posição verão.
Televisão: Em modo espera (stand by), os aparelhos também consomem energia. Por isso, desligue seus aparelhos da tomada quando não for usar.
Publicidade
Lavadora de roupas: Não lave pequenas porções de roupas, aguarde acumular e lave de uma vez só.
Lâmpadas: As lâmpadas fluorescentes podem ser quatro vezes mais econômicas que as incandescentes. Além disso, apague as que não estão sendo usadas.
Instalações: Revise as instalações elétricas da residência e veja se não há fugas de energia e outros fatores que possam impactar no consumo.
Publicidade
É importante fazer sempre um acompanhamento do histórico de consumo. Os dados dos últimos 12 meses estão disponíveis na conta de energia. Nele é possível saber quantos kWh (quilowatt/hora) totais estão sendo consumidos. Este valor, mais impostos e encargos, é que irá determinar o valor final da conta.
Leia mais: Verão | Aprenda a gastar menos com a geladeira
Publicidade