A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje, 24, a implantação de um sistema de alerta para catástrofes naturais. Usuários de telefones móveis receberão uma mensagem por celular que servirá de alerta em caso de iminência de desastres naturais. Os avisos serão enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil dos estados e municípios.
Segundo a agência reguladora, a implantação do projeto está a cargo da própria Anatel, em parceria com a Defesa Civil, e contará ainda com o trabalho das empresas de telecomunicações. O projeto-piloto será ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes. Estas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.
A partir de 1º de fevereiro, os usuários de telefonia móvel que moram nas cidades selecionadas receberão uma mensagem convocando para adesão ao projeto-piloto: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Além disso, será realizada campanha de divulgação nos meios de comunicação destas cidades. O serviço de alerta via SMS ficará a cargo das empresas de telecomunicações, sem ônus para os cofres públicos.
Publicidade
Os SMS começarão a ser enviados em caso de alertas de desastres naturais a partir de 7 de fevereiro. O projeto-piloto terá duração de 120 dias e, em maio, será feita uma avaliação durante 65 dias. Se necessário, será feita uma revisão do projeto. Em julho, o serviço começará a ser disponibilizado para outros municípios de todo o país. O Cenad vai montar um cronograma para a sua implantação.