A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, embarcou por volta das 14 horas desta sexta-feira, 20, para Porto Alegre, onde acompanhará os preparativos para o velório do ministro Teori Zavascki, que morreu nessa quinta, 19, em acidente de avião em Paraty (RJ). Ao chegar à capital gaúcha, a ministra deve visitar a família do ministro.
A pedido de família, o velório será neste sábado, 21, na sede do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, onde o ministro iniciou sua carreira na magistratura e não no Salão Branco da Corte. O horário não foi confirmado.
Colegas de Teori no Supremo e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunal em que o ministro trabalhou antes de chegar ao STF, também devem comparecer ao velório. Nessa quinta-feira Cármen Lúcia disse que não estudou como ficará o andamento dos processos da Operação Lava Jato. Teori Zavascki era o responsável pela condução das investigações na Corte.
Publicidade
“Não estudei nada por enquanto. A minha dor é humana, como eu tenho certeza é a dor de todo brasileiro por perder um juiz como esse”, disse. Cármen Lúcia recebeu a notícia da morte de Teori em Belo Horizonte e retornou no início noite a Brasília para acompanhar o caso. Aparentemente abatida, a ministra foi diretamente do aeroporto ao Supremo para falar com os jornalistas sobre a morte de Teori, a quem chamou de “um amigo super afetuoso, leal, digno”.