A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou na tarde dessa terça-feira, 18, a fiscalização com os novos etilômetros. A ação foi realizada no quilômetro 342 da BR-386, em Lajeado. Os novos aparelhos foram utilizados por cerca de três horas. Neste período, foram aplicados 27 testes durante as abordagens realizadas pela PRF.
Uma das vantagens do novo aparelho é que existem dois modos de operação: passivo e ativo. No modo passivo, não é necessária a utilização do bocal, nem que o condutor assopre, bastando a proximidade do etilômetro com a boca. Esse primeiro teste serve apenas para detectar a presença ou não de álcool no organismo e leva poucos segundos para ser realizado.
A utilização no modo passivo não gera punição, porém direciona o policial a realizar testes completos apenas com os condutores possivelmente embriagados. Se o teste no modo passivo tiver resultado positivo, o motorista será convidado a fazer o teste no modo ativo, desta vez com a utilização do bocal descartável, no qual será medida a quantidade de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
Publicidade
Conforme a PRF, isso significa maior agilidade e um maior número de condutores fiscalizados, culminando em mais motoristas embriagados sendo retirados das rodovias. Outra vantagem é a economia, já que uma menor quantidade de bocais serão utilizados.
O Rio Grande do Sul conta, no momento, com 22 novos aparelhos. Dois deles estão à disposição da Delegacia em Lajeado, que compreende o trecho entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, na BR-386, e ainda parte da BR-470. Por enquanto, os aparelhos antigos também continuarão sendo utilizados.
Publicidade