Depois de 17 anos viajando a São Paulo, a candelariense Ana Paula Costa dos Santos viveu, pela primeira vez, momentos de terror durante um assalto. O ônibus em que ela estava foi atacado por criminosos, que balearam um motorista, agrediram passageiros e atiraram contra o veículo. “A sensação foi horrível, achei que ia morrer. Não sabia o que fariam com a gente, se tirariam do ônibus e levariam para um matagal. Estavam muito nervosos, começaram a bater em nós. Eu estava com muito medo, até hoje estou chorando”, comenta.
Moradora de Candelária e empresária no município, ela também trabalha como guia de turismo para uma empresa, levando passageiros para fazer compras em São Paulo. Segundo ela, três coletivos teriam iniciado a viagem em Porto Alegre, no domingo pela manhã. “Estávamos com uma escolta armada, que a gente paga para não acontecer isso”, diz. O trajeto foi interrompido na BR-376, em Curitiba, no Paraná, por volta das 18h15, num ponto onde não havia sinal de telefone. Ana Paula conta que os assaltantes colocaram fogo no veículo em que chegaram, trancando o caminho.
Publicidade
Após atirarem na escolta e renderem os profissionais, eles passaram a disparar contra os ônibus. No coletivo em que a empresária estava, entraram dois criminosos. Depois de balearem o motorista no braço, um dos bandidos foi para o fundo do veículo, enquanto o outro aterrorizava as vítimas na frente.
“Eu sentei no último banco. Pediram meu dinheiro e entreguei. Mas atiraram na porta do banheiro e pediram mais. Eu disse que não tinha, que só comprava com cartão, então começaram a atirar para o teto e a bater nos passageiros. Deram socos, chutes, todo mundo apanhou. Atiraram também nos vidros dos ônibus. Gritaram que quem entregasse menos de R$ 1 mil iria morrer, aí todo mundo começou a tirar dinheiro”, relata.
Conforme a vítima, dentro dos ônibus estavam outros passageiros da região, como de Venâncio Aires, Vera Cruz e, Lajeado, no Vale do Taquari. De Ana Paula, os assaltantes levaram documentos, cartões e R$ 700,00. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, além do motorista baleado, que foi levado para atendimento em um hospital, um passageiro também ficou ferido. Pelo menos 78 pessoas tiveram seus pertences roubados durante a ação.
Publicidade