Dez estabelecimentos comerciais de Venâncio Aires foram fiscalizados nesta quinta-feira, 16, na Operação Metal, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. O objetivo da fiscalização foi combater a receptação de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias utilizadas por empresas de telefonia.
A operação ocorreu através da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP), que pertence ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob a coordenação do delegado Luciano Dias Peringer. Além dos policiais, técnicos de empresas concessionárias de serviço público participaram das diligências.
Os proprietários dos estabelecimentos vistoriados não tinham nenhuma irregularidade. A ação ocorreu devido à necessidade do combate ao comércio ilegal de baterias e metais por gerarem uma concorrência desleal. Em uma casa de Venâncio Aires, foram encontradas capas de cabos de telefonia, mas o proprietário não estava no local.
Publicidade
O delegado Peringer ressalta que a DRCP vai intensificar o combate aos receptadores destes materiais pois os prejuízos para as empresas vítimas são imensos, além dos transtornos causados para a comunidade, que é afetada por ficar sem energia elétrica.
Há dez dias, um homem de 40 anos morreu quando supostamente tentava furtar fios de cobre em Santa Cruz do Sul. O corpo de Marcos Oliveira da Rocha foi encontrado às margens da BR-471, no Bairro Santuário, no dia 6 de agosto.
LEIA MAIS: Furto de cabos provoca primeira morte em Santa Cruz do Sul
Publicidade