Na manhã dessa terça-feira, 10, a Polícia Civil realizou o I Seminário Estadual da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher da Polícia Civil RS: “gênero em (des) construção” no Auditório Delegado Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia em Porto Alegre. O evento é alusivo às ações dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, iniciadas no dia 25 de novembro, e tem o objetivo de qualificar os servidores policiais e toda a rede de proteção e atendimento à mulher, no enfrentamento não só da violência de gênero, mas também na desconstrução das desigualdades de gênero e da violência institucional.
Durante o seminário, iniciado às 9 horas, foi ressaltado que os órgãos governamentais possuem um papel fundamental no acolhimento da vítima e na prevenção de novos atos de violência. O evento também contou com palestras sobre diversos temas relacionados aos direitos humanos, como Direito e Gênero no Sistema de Justiça, Masculinidades Tóxicas e Grupos Reflexivos de Gênero e do Stalking ao Feminicídio: a escalada da violência de gênero.
Compareceram ao evento a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, a Diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), delegada Shana Hartz, da Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), delegada Tatiana Bastos, além de autoridades envolvidas nos temas discutidos no seminário.
Publicidade