A Brigada Militar (BM) formou, nesta sexta-feira, 6, em cerimônia no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, mais 506 soldados que devem atuar nas ruas a partir desta segunda-feira, 9. Os novos brigadianos serão distribuídos, nos primeiros 30 dias, nos municípios com maiores indicadores de criminalidade. Depois, serão realocados em outras cidades.
Os soldados receberam o diploma de conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar/Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, com carga horária de 1.650 horas-aula. O curso foi dividido em três módulos: conhecimentos específicos da atividade policial-militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro.
Já ingressaram nas ruas 3.674 servidores, em todas as instituições de Segurança Pública. O Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) estão em processo de formação de novos servidores. O Estado também tem concursos em andamento para a área da Segurança Pública: 106 vagas para o Instituto Geral de Perícias (IGP); 4.100 vagas para soldados e 200 para oficiais na BM; 450 vagas para soldados e 50 para oficiais no Corpo de Bombeiros; e 1.200 vagas para inspetores e escrivães e 100 para delegados na Polícia Civil.
Publicidade