Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Dicas para cair na folia e não em uma roubada no Carnaval

O que os foliões mais querem é que os quatro dias de Carnaval sejam de muita festa. Para evitar surpresas desagradáveis durante a folia, é preciso tomar alguns cuidados. Como em todo espaço onde há aglomeração de pessoas, é necessário estar atento. Andar em grupo e cuidar onde guarda seus pertences são algumas das dicas que podem fazer a diferença para que o Carnaval traga apenas lembranças positivas. 

“Geralmente, as pessoas colocam o celular no bolso de trás, um lugar de fácil acesso. Com a aglomeração, a pessoa fica vulnerável. Alguém mal-intencionado consegue tirar com facilidade o aparelho”, alerta o comandante das 1ª e 2ª Companhias da Brigada Militar, capitão Rafael Menezes. Segundo ele, evitar o bolso de trás vale também para outros pertences, como documentos e dinheiro. O melhor a fazer é guardar os itens em bolsas pequenas ou no bolso da frente, onde o folião conseguirá perceber caso haja uma tentativa de furto. 

Bebidas alcoólicas deixam as pessoas com reflexos alterados, o que as torna um alvo fácil para os criminosos. “Assim como acontece na Oktoberfest, no fim da festa as pessoas não sabem nem onde estão e ficam vulneráveis a crimes até mais graves, como os sexuais”, observa. A orientação da BM para quem bebeu demais é não voltar para casa sozinho. “Por isso, estar com mais pessoas é sempre mais seguro.”

Publicidade

Com a quantidade expressiva de furtos de veículos no município – foram 58 este ano, até o dia 4 de fevereiro –, sair da folia e não encontrar o automóvel acaba sendo uma preocupação. Para evitar esse susto, a dica é aumentar a segurança do carro ou da moto. “Se você possui um automóvel que não tem um sistema codificado, é bom ter um alarme, um corta-corrente. Hoje em dia, têm nos ajudado bastante os sistemas rastreadores de veículos.”

PRESTE ATENÇÃO

  • Não coloque pertences, como celulares, nos bolsos de trás. Isso chama a atenção e facilita o furto. 
  • Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas. Bebeu demais? Evite ir embora sozinho. 
  • A dica vale para o ano todo: bebida e direção não combinam.
  • Em relação às crianças, a dica é colocar uma pulseira com informações, como nome dos pais e contato. “Se estiver no Carnaval infantil e, porventura, a criança se perde, a identificação facilita.” Vale lembrar que é preciso seguir as regras do Ministério Público.
  • Vai de carro ou moto? O ideal é ter algum sistema de segurança para não levar um susto ao fim da festa.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.