O Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, responsável por 39 municípios das regiões do Alto da Serra do Botucaraí e do Vale do Rio Pardo, apresenta na manhã desta quarta-feira, 11, o relatório com os números da extensão rural das regiões. O evento ocorre no campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Soledade.
O encontro regional conta com o presidente estadual da Emater/RS-Ascar, Geraldo Sandri. Ele irá falar sobre as estratégias da extensão rural no Rio Grande do Sul. A apresentação dos dados é coordenada pela gerente regional da Emater, Lúcia Souza. Ao todo, 23 mil famílias contam com o trabalho dos técnicos na Emater. Neste universo, uma das principais atividades é ligada à agricultura familiar. São 293 agroindústrias instaladas nos 39 municípios da regional.
A bovinocultura de leite está presente em 2,9 mil propriedades rurais e concentra uma produtividade de 166 milhões de litros de leite por ano. Entre as culturas de manejo, a soja é a principal. São 435.554 hectares de área plantada. Tabaco é a segunda cultura, com 90 mil hectares; na sequência vem o milho, com 80,7 mil hectares cultivados.
Publicidade
O plantio de erva-mate também tem destaque em vários municípios. São 4 mil hectares de área cultivada e 887 famílias envolvidas na atividade. A fruticultura está presente nas regiões em uma área de 2,8 mil hectares, e é a atividade de 1.350 famílias. A olericultura está presente em 451 hectares e envolve 561 famílias no plantio de repolho, brócolis, cenoura, alface, rúcula e rabanete.
LEIA MAIS
– Valorização do espaço rural é tema de encontro
– Em Santa Cruz, 54 famílias estão envolvidas no cultivo do morango
Publicidade