A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante um homem por contrabando, maus-tratos aos animais, introdução de espécie animal no País sem parecer técnico oficial favorável e licença, receptação e falsidade ideológica. O caso ocorreu nesta sexta-feira, 15, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A PF, em ação conjunta com a Receita Federal, encontrou 18 cobras e 12 lagartos com o passageiro.
O homem desembarcou de um voo internacional procedente de Madri e foi selecionado para ter as bagagens inspecionadas por servidores da Receita Federal nos canais alfandegários. Ele saiu da Espanha e fez escala em Lisboa, Portugal. Os animais encontrados estavam em condições precárias, envoltos em meias femininas e dentro de potes plásticos, em malas.
O homem, de 38 anos, não tinha documentação legal que autorizasse o transporte ou a entrada dos animais exóticos no País. Ele terá que pagar uma multa de pelo menos R$ 100 mil ao Ibama pela posse deles. Durante investigação, a polícia encontrou publicações na internet em que ele fazia anúncios de animais semelhantes.
Publicidade
Para os policiais, o homem alegou que teria comprado os répteis em Portugal, pagando cerca de 800 euros por eles (aproximadamente R$ 2,9 mil).
Publicidade