Pelo menos quatro pessoas morreram e oito ficaram feridas durante uma rebelião no Presídio Estadual de Getúlio Vargas, no Norte do Rio Grande do Sul. Detentos colocaram fogo em colchões na manhã desta quarta-feira, 21, como forma de manifestação contra a paralisação dos servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).
Desde segunda os agentes estão mobilizados contra o pacote de modernização do Estado, que está em votação na Assembleia Legislativa. A paralisação dos servidores interfere na rotina de visitas de familiares aos detentos, o que contribui para a agitação dos presos.
O fogo começou em uma cela e a fumaça atingiu galerias. As vítimas, que estavam na cela de triagem, teriam morrido por asfixia. A situação estaria controlada, mas houve danos no sistema elétrico do presídio e deve ser necessária a transferência de presos.
Publicidade
LEIA MAIS: Aqui em Santa Cruz os detentos começaram nesta manhã a bater nas grades e gritar como forma de manifestação. Colchões também foram queimados.
Publicidade