Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Brigada Militar foi desencadeada entre o fim da manhã e o início da tarde dessa sexta-feira, 28, no Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul. Pouco antes do meio-dia, cerca de 60 policiais chegaram ao bairro. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Dois homens, que tinham mandados de prisão temporária expedido pela Justiça, foram presos e uma espingarda que pode ter sido usada para atirar contra policiais, também foi apreendida.
Segundo o delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, titular da 2ª Delegacia de Polícia, que coordena a Operação Servitore, além das buscas e dos dois mandados de prisão temporária, os policiais também estavam a procura de foragidos. Um homem foi preso no Santa Vitória e outro foi capturado horas depois na Capela dos Cunha, no interior. Dois seguem sendo procurados pela polícia. A suspeita é de que eles estariam envolvidos em dois episódios onde houve disparos contra policiais militares.
Em um deles, uma residência de um PM, no Bairro Faxinal Menino Deus, foi alvo de tiros. Também em uma ocorrência, teriam sido efetuados disparos de espingarda calibre 12 contra uma guarnição. Durante a operação foi encontrada uma arma com as mesmas características em uma residências. A espingarda estava escondida no forro da casa. Também foram apreendidas diversas munições.
Publicidade
Participaram da Operação Servitore – que leva o nome pelo fato de hoje ser o dia do servidor público – policiais civis e militares de Santa Cruz do Sul, Candelária, Rio Pardo e Venâncio Aires. O Pelotão de Operações Especiais (POE) da BM atuou com a participação de um dos cães treinados para esse tipo de ação.