Com o objetivo de desafogar os presídios, a Secretaria da Segurança Pública divulgou a construção de dois centros de triagem para presos provisórios. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 26, durante a divulgação do resultado da Operação Avante em Porto Alegre.
Além de pensar na lotação de penitenciárias, o projeto também visa evitar que detidos fiquem nas delegacias esperando por vagas, ou nas próprias viaturas da Brigada Militar, fato que foi registrado pela imprensa na Capital nas últimas semanas. Um dos centros deve ficar em Porto Alegre, atrás do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), no bairro Partenon, e outro em Charqueadas, na Região Carbinífera.
De acordo com Cézar Schirmer, Delegacias de Polícia e viaturas não são os locais corretos para se manter presos. “Esses centros de triagem vêm justamente para desafogar as delegacias e solucionar esse problema”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. Os presos, depois de autuados em flagrante ou identificados na repartição, devem ser encaminhados par aum desses centros de triagem. Eles não ficaram mais alojados no xadrez das DPs. Depois, eles seguem para os presídios.
Publicidade
O centro em Charqueadas deve ter capacidade para 138 presos. O de Porto Alegre, para 120 pessoas. Os detalhes para a construção também foram definidos na manhã desta quarta-feira, em uma reunião com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Não há prazo para a conclusão das obras. O projeto ainda está em fase de reuniões.