A Guarda Municipal formou 64 alunos das escolas municipais Leonel de Moura Brizola e José Leopoldo Rauber no projeto Guarda-Costas. A entrega dos diplomas aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, em cerimônia no auditório da Secretaria de Educação. O objetivo da ação é criar a cultura de paz na comunidade escolar. Em três semestres de realização, 159 crianças foram certificadas. Os principais temas trabalhados são redes sociais, bullying, sexualidade, drogadição, saúde física e psíquica. Os estudantes do 5º ao 9º ano são o público-alvo.
A aproximação entre a Guarda Municipal e as escolas aconteceu por meio das rondas escolares, iniciadas em agosto de 2017. Desde então, o órgão sentiu a necessidade de atuar diretamente com os alunos, em uma iniciativa com o intuito de desmitificar o papel repressor dos agentes de segurança. No trabalho desenvolvido, é levada em consideração a teoria construtivista do psicólogo, filósofo, biólogo e escritor suíço Jean Piaget, principalmente na questão do conhecimento construído por meio de experiências e interações. Atividades físicas e jogos pedagógicos também são intercalados durante os momentos de diálogo.
“Queremos mudar a imagem que as crianças têm dos agentes de segurança. A gente estende a mão e estamos comprometidos na formação das crianças e adolescentes, para uma sociedade melhor. Com menos violência e mais solidariedade”, destacou o coordenador do projeto, Eberson Pereira Gonçalves.
Publicidade
No primeiro semestre deste ano, o projeto envolveu 41 alunos das escolas municipais Menino Deus e Guilherme Hildebrand. No ano passado, como teste, o projeto foi desenvolvido com 54 alunos da Emef São Canísio. Em 2020, a intenção da Guarda Municipal é expandir o projeto. A proposta é desenvolver workshops, para que todos os alunos de determinado turno possam integrar o Guarda-Costas.
O evento contou com as presenças do coordenador da Guarda Municipal, Elstor Jochims; secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Licério Agnes; secretária de Educação, Jaqueline Marques; coordenador da Guarda Civil, José Joaquim Dias Barbosa; diretora da Emef Leonel de Moura Brizola, Silvia Ferreira da Silva; diretora da Emef José Leopoldo Rauber, Sandra Giovana Kist; e subcoordenadora do curso de Enfermagem da Unisc, Leni Dias Weigelt. A Unisc colabora por meio dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Odontologia.
Publicidade