Segundo a Polícia Civil o grupo desmantelado com a Operação Altamira, em Rio Pardo, era o autor da maioria dos assaltos a propriedades rurais ocorridos nos últimos meses no município. Quatro mandados de prisão preventiva foram cumpridos nesta sexta-feira, 12, no Bairro Jardim Boa Vista. Um homem, de 66 anos, foi preso em flagrante por estar com uma arma de fogo. Os criminosos costumavam agir com violência.
Foram presos em suas residências Marciano Azevedo de Moura, 31 anos, Carlos Alberto da Silva, o Caco, 32 anos, e Fernando Gonçalves Franco, 26 anos, vulgo Bifão. Outro mandado de prisão preventiva foi de um jovem que já estava preso. Na terça-feira, três casas foram atacadas em Morro das Pedras. Quando se preparavam para deixar uma das propriedades assaltadas, os criminosos trocaram tiros com a Brigada Militar e fugiram. Ordi Teixeira de Almeida, de 22 anos, foi capturado na noite de terça-feira. Ele estava baleado.
Neste ataque no Morro das Pedras três idosos foram rendidos e agredidos pelos assaltantes. Eles renderam um caseiro, de 75 anos, que teve as mãos amarradas e foi levado até a outra propriedade. “Me arrastaram até lá. Dois me empurravam e outro me dava chutes nas costas e me mandava ficar quieto”, contou. O trio ingressou logo depois na casa dos vizinhos do caseiro. A mulher, de 72 anos, chegou a ser arrastada pelos cabelos dentro da faca e foi agredida com chutes e golpes de facão. Além desses casos, o grupo é investigado por mais roubos ocorridos no interior. “Nestes outros casos ainda estamos trabalhando na produção de provas”, disse Faturi.
Publicidade
Celulares quebrados pelos bandidos no assalto de terça-feira, 9.
A investigação
Ao longo da operação, que teve início em junho com a investigação dos casos, seis pessoas foram presas. Um dos que já havia sido preso é Everson Paz Barbosa, de 21 anos, o Pinguim. O rapaz foi capturado no Bairro Pinheiros, após ser identificado em um dos roubos a uma residência. Com essas prisões, o delegado Anderson Faturi acredita que deve haver uma considerável diminuição desse tipo de crime no interior. A Polícia Civil segue investigando um outro grupo de assaltantes, que atua na área urbana. Os quatro presos nesta sexta-feira foram encaminhados ao Presídio Estadual de Rio Pardo.
Publicidade