Um dos principais expoentes da resistência ao regime militar no Brasil, o ex-deputado federal Fernando Gabeira considera o iminente afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) uma oportunidade de recomeço para o País.
Integrante do PT por duas oportunidades nas décadas de 80 e 2000, Gabeira, que também é jornalista e atualmente está afastado da política, falou à Gazeta do Sul em passagem pela Câmara dos Deputados, onde por muitos anos foi considerado um paladino da ética e da lucidez. Segundo ele, com a provável saída de Dilma será possível “mudar algumas coisas que estavam sendo mal feitas” e tentar “recuperar a economia e o mínimo de confiança do país no processo político”. “É uma chance que existe, que pode ser aproveitada ou não. Eu acredito que nós vamos aproveitá-la”, disse.
Para Gabeira, a maior tarefa de Michel Temer (PMDB), se de fato assumir a Presidência da República, será econômico. “O primeiro grande desafio será reconstruir uma economia devastada pelo populismo”.
Publicidade
Outro desafio, segundo ele, será estabilizar o cenário político e a relação entre governo e Legislativo. A dificuldade, porém, está no fato de grande parte do Parlamento estar contaminada por denúncias de corrupção, bem como o próprio grupo que apoia Temer e deve compor a sua base – muitos, inclusive, são investigados pela Operação Lava Jato, que foi um dos fatores determinantes para a derrocada de Dilma. “Ele tomar uma decisão muito clara e firme sobre a questão da corrupção”, concluiu Gabeira.