Professores e funcionários de escolas estaduais de todo o Rio Grande do Sul se mobilizam para uma assembleia geral nesta terça-feira, 9. A atividade na Praça da Matriz, em Porto Alegre, está prevista para iniciar as 9h30. Servidores de outras categorias, como da Segurança Pública, também articulam ações na Capital. O desfecho deve ser um ato público unificado à tarde, em frente ao Palácio Piratini, sede do Governo Gaúcho.
LEIA MAIS: Câmaras aprovam moções de repúdio aos projetos de Eduardo Leite
As manifestações ocorrem em contrariedade ao pacote de medidas que altera o plano de carreira de diversas categorias enviado pelo Governador Eduardo Leite para a Assembleia Legislativa. A diretora do décimo oitavo núcleo do Cpers, professora Cira Kaufmann, prevê uma participação massiva do magistério da região na agenda. Ela estima que partam nove ônibus dos municípios ligados ao núcleo, somando cerca de 450 educadores.
Servidores da área da segurança pública também se concentram em Porto Alegre. O representante regional do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia ( Ugeirm/Sindicato), que representa os agentes da Polícia Civil, Orlando Brito de Campos Junior, sinaliza que um grupo parte de Santa Cruz. A assembleia da categoria acontece as 13 horas em frente ao Palácio da Polícia Civil.
Publicidade
O pacote da reforma estrutural do estado foi encaminhado pelo Piratini à Assembleia Legislativa em meados de novembro. O projeto envolve uma série de alterações nas regras funcionais dos servidores. Entre elas mudanças previdenciárias e que visam contenção de gastos com pessoal. Caso não haja recuo por parte do Governo Leite, a tendência é que a matéria seja votada na próxima terça-feira, dia 17 de dezembro.
LEIA MAIS: Assembleia vai reforçar a greve dos professores
Publicidade