Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CURIOSIDADE

Toda rainha merece uma carruagem

Era uma vez uma menina, filha de carroceiros – pais de sete filhos -, que tinha um sonho: ter uma carruagem. Na época, com toda a dificuldade financeira, a família não pode realizar o desejo profundo da menina. A garota do interior cresceu e virou uma empresária do município de Sobradinho. Depois de muitos anos, a vontade já havia esmorecido. Porém, no âmago, nunca deixou de existir.

Vera Lúcia Bauer Nunes jamais esqueceu de suas raízes, nem das histórias de príncipes e princesas, rainhas e reis que viu. Descendente de várias gerações de carroceiros, ela expressou o grande sonho de ter uma carruagem aos seus familiares. Sem data marcada, depois de meio século, o irmão Luiz Carlos Bauer e o marido da empresária Roberto Nunes encontraram na cidade de Bagé, próximo a um Posto Policial, uma carruagem extremamente degradada pelo tempo. Mas os olhares sensíveis de ambos viram ali, naquele amontoado de madeira em decomposição, a possibilidade de realizar um grande sonho.

O modelo fabricado em 1800 foi um presente de Roberto e Luiz. O veículo de transporte bicentenário, que estava destruído por intempéries, passou por uma restauração em toda a parte interna e externa. O material original foi preservado e é muito resistente.

Publicidade

Agora Sobradinho tem uma carruagem digna de rainhas. Trata-se de uma peça rara que estará exposta em frente à Loja Loma, de propriedade de Vera, de 9 a 11 de maio. A ideia é que as mães, as verdadeiras rainhas, possam tirar fotos e conferirem o trabalho realizado no veículo. “Estou muito orgulhosa em ter este sonho realizado. Quero que as pessoas conheçam esta carruagem, pois trabalhamos muito no embelezamento deste item”, diz.

 

A história  
Após uma pesquisa com a historiadora Clélia Redin, Vera descobriu que a carruagem pertenceu a João da Silva Tavares (Barão e Visconde de Cerro Alegre), da cidade de Bagé, e família Tavares. Após realizar uma visita na residência dos Tavares, ela descobriu que o mesmo conde mandou buscar o veículo para a esposa Umbelina Tavares, e possuía fotos e registros com o Príncipe Charles, da Inglaterra.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.