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HSC atribui demora de espera no PA ao volume de casos urgentes

O tempo de espera para consulta no Pronto-Atendimento do SUS, que fica junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), na última sexta-feira, 26, teria sido ocasionado pelo alto volume de casos de emergências e urgências, segundo informou a direção do HSC, nesta terça-feira, 30. Em um comunicado divulgado esta tarde, o diretor Vilmar Thomé afirma que apenas situações classificadas como emergência, muito urgência e urgência somaram 78 atendimentos desde as 14 horas. As demais – de pouco urgente e não urgente – chegaram a 61. 

“Ao acessar o serviço, é realizada a triagem inicial, de acordo com o protocolo de classificação de risco, quando é estabelecida a prioridade. A partir daí, são realizados os atendimentos das emergências, situações muito urgentes e urgentes. Após, as situações classificadas como pouco urgente e não urgente”, explica Thomé.

Uma reunião para discutir o assunto foi realizada na manhã desta terça-feira, entre a direção do HSC e a Secretaria Municipal de Saúde. O HSC chegou a ser notificado pela pasta em razão da demora nos atendimentos. De acordo com Thomé, a partir da reunião desta terça, a instituição deve buscar junto com a secretaria alternativas para reduzir o tempo de espera e melhorar a “percepção de qualidade” dos serviços, por parte dos usuários. O hospital não chegou a informar quais medidas serão adotadas. 

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O problema

Na noite de sexta-feira, pacientes relataram que já esperavam por seis horas para atendimento no PA, mesmo com a classificação que indicaria consulta em até duas horas. No mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde cobrou mais agilidade do HSC. A instituição disse, na data, que o movimento era maior nas sextas e segundas e que, por isso, o tempo de espera costumava ser maior. 

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