A excessiva espera por atendimento no Pronto Atendimento do SUS, junto ao Hospital Santa Cruz, relatada por usuários e noticiada pela imprensa nessa sexta-feira, 26, motivou a Prefeitura a notificar a instituição na manhã desta segunda-feira, 29. Conforme o documento, o hospital deve responder à notificação e prestar as informações solicitadas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, o tempo de espera informado pelos pacientes que compareceram ao serviço de urgência e emergência durante a sexta-feira é inadmissível. A espera, em alguns casos, extrapolou o preconizado no protocolo de classificação de risco, chegando a mais de seis horas. “Todas as medidas cabíveis serão tomadas. Temos enfrentado a falta de médicos, mas não justifica horas de espera, como relatado”, disse ele.
Dentre as informações solicitadas pela Prefeitura na notificação está a lista nominal de pacientes que acessaram o PA nos dias 25, 26, 27 e 28, tenham sido eles atendidos ou não. A instituição de saúde deverá informar ainda o tempo de espera para triagem e para atendimento médico, além da classificação de risco de cada paciente.
Publicidade
Nesta terça-feira, diretores do Hospital Santa Cruz têm encontro com o secretário da saúde. Por meio da assessoria de imprensa, a instituição informou que não irá se manifestar antes do encontro.