Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Nove postos farão hora extra para agilizar consultas; confira a lista

Nove unidades da rede básica de saúde terão horário estendido já a partir deste sábado, 27, em Santa Cruz do Sul. A medida faz parte de um plano emergencial montado pela Secretaria Municipal de Saúde para tentar normalizar o agendamento de consultas. Em alguns postos os atendimentos já estão sendo marcados para julho, ou seja, daqui a mais de 70 dias. A reclamação é crescente nos bairros porque o atraso ocorre justamente em uma época do ano em que a demanda começa a aumentar.

Farão parte da força-tarefa os postos Glória, Progresso, Rio Pardinho, Rauber, Avenida, Bom Jesus, Viver Bem, Cohab Renascença e Faxinal Figueira. Os dois primeiros abrirão as portas amanhã e os demais terão horário estendido na segunda e na terça-feira. E os usuários dessas unidades precisam ficar atentos: somente consultas que já estão marcadas serão realizadas. Outros procedimentos como aplicação de vacina, por exemplo, não estarão disponíveis nos turnos estendidos.

O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, explica que as unidades funcionarão com equipe completa, o que inclui médico, enfermeiro e técnico em enfermagem. Oito médicos da rede pública foram convocados para a força-tarefa e receberão hora extra. O secretário informa que servidores da Saúde entrarão em contato com os usuários para antecipar consultas já agendadas para mais adiante. “Serão feitos somente atendimentos agendados. Os demais devem buscar as unidades em horário normal ou então os serviços de urgência e emergência. O atendimento extra nos postos será para os casos em que não haja agravamento do quadro clínico”, orienta Régis.

Publicidade

A meta é regularizar o fluxo de agendamentos nos postos até o fim do mês que vem, uma vez que, tradicionalmente no inverno, a demanda é maior nos bairros. “A Prefeitura está se esforçando para enfrentar esses percalços e garantir o atendimento de qualidade que a comunidade merece. Não vamos descansar enquanto essa situação não estiver solucionada”, afirma.

LEIA MAIS: Saúde monta plano para reduzir espera por consultas

Mais médicos

Publicidade

Além do funcionamento de seis postos em horário estendido e com mais profissionais para agilizar a realização de consultas já agendadas, o plano emergencial montado nessa quinta-feira pela Secretaria de Saúde inclui a contratação de mais médicos. A falta de profissionais é apontada pelo secretário Régis de Oliveira Júnior como uma das causas do atraso nos atendimentos. Ele diz que somente no último mês 13 médicos – entre concursados e contratados emergencialmente e via programa Mais Médicos – pediram desligamento do SUS. “Por conta disso, a situação é mais crítica em algumas unidades e menos em outras”, justifica.

A contratação emergencial de dez profissionais autorizada pela Câmara no início do mês começa a fazer efeito no próximo dia 3. É quando os seis primeiros contratados começam a trabalhar nos bairros. Além disso, nessa quinta a Prefeitura enviou para a Câmara novo projeto de lei pedindo para contratar mais cinco médicos de forma emergencial – três psiquiatras, um ginecologista e um clínico geral. E na semana que vem, conforme o secretário, o Ministério da Saúde deverá providenciar a reposição de três profissionais do Mais Médicos que deixaram os postos.

A agenda extra dos postos

Publicidade

Sábados 
Glória: das 7h45 às 11h45 e das 13 às 17 horas
Progresso: das 7h45 às 11h45 e das 13 às 16 horas

Segundas-feiras
Rio Pardinho: das 17 às 21 horas
Bom Jesus: das 18 às 21 horas
Viver Bem: das 17 às 21 horas
Faxinal Figueira: das 17h às 21h

Terças-feiras
Rauber: das 18 às 21 horas
Avenida: das 18 às 21 horas
Progresso: das 9h30 às 11h30 (haverá um médico a mais no posto)
Cohab Renascença: das 17 às 21 horas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.