Instrumentistas da região estão participando da 4ª Edição do Encontro Regional de Gaiteiros na tarde deste domingo, 7, em Pantano Grande. Ao todo, são 34 de Rio Pardo, Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Butiá e Santa Cruz do Sul. O evento, organizado por voluntários com apoio da Prefeitura de Pantano, acontece no calçadão do Centro do município.
Primeiro, é feito o tradicional gaitaço. Depois, os instrumentistas devem se apresentar de forma individual. O casal de Rio Pardo, Maria Lúcia Pinho Bastos e Valmir Machado Bastos tocam gaita a 25 anos e foram juntos para o evento. Ele foi responsável por ensinar o instrumento para ela.
Publicidade
Até o fim da tarde, a programação deve continuar. Também haverá uma homenagem para Adriana de Los Santos, uma das mulheres que elevam o nome da tradição gaúcha. Ela é professora da fábrica de gaiteiros do Instituto Renato Borghetti e participará do evento com os alunos da unidade de Butiá. O lucro do evento será revertido para o Lar Esperança Mary Taranger, de Rio Pardo, que atende crianças e adolescentes de Pantano Grande.
Publicidade