Um protesto será realizado hoje à tarde, às 14 horas, em frente à Igreja Luterana de Duas Léguas, no interior de Barros Cassal, para reivindicar melhorias na ERS-422. O horário foi escolhido pelo fato de ser o mesmo em que prefeitos de Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier e Venâncio Aires estarão reunidos com o secretário estadual de Transportes, Juvir Costella, para tratar justamente sobre as condições precárias da rodovia, que tem 95,22 quilômetros de extensão.
A professora Ana Cláudia da Rosa Silveira vai organizar a mobilização e estima que contará com a participação de 200 pessoas. “É um pedido antigo, que atravessa gerações. Um novo grupo se formou e decidimos protestar há duas semanas. Todos que moram na região enfrentam dificuldades”, destaca. Ana leciona em Boqueirão do Leão e encara 46 quilômetros diários no percurso de ida e volta. Para Barros Cassal, são 17 quilômetros. “A agricultura fica prejudicada, já que os produtores enfrentam dificuldades para escoar a safra. Os moradores precisam gastar bastante na manutenção do carro. Se acontecer algo de grave, como um mal súbito, a pessoa morre na estrada. Não dá tempo de chegar no hospital”, comenta.
Publicidade
Para incrementar o movimento, o grupo decidiu confeccionar camisetas e adesivos. Se atualmente a rodovia é secundária, foi uma importante ligação com as regiões Norte e Noroeste do Estado quando a BR-386 ainda não existia. Linhas de ônibus que partiam de Santa Rosa, por exemplo, utilizavam a ERS-422 em direção a Porto Alegre. Os últimos trabalhos de conservação feitos pelo Daer aconteceram no inverno de 2017, quando serviços de patrolagem, limpeza e reparos nos dispositivos de drenagem e roçada da vegetação foram realizados.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou por meio da assessoria de imprensa que está elaborando, junto a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, um cronograma dos serviços que serão priorizados com o fornecimento de material asfáltico retomado.
Situação atual
– De Venâncio Aires até Quatro Léguas, são 67,92 quilômetros. Deste total, são pavimentados 9,05 quilômetros entre Boqueirão do Leão e o entroncamento com a ERS-421 para Sério e também 13,7 quilômetros entre Linha Brasil e Venâncio Aires.
Publicidade
– Do entroncamento da RSC-153 até Quatro Léguas, são 27,30 quilômetros sem pavimentação.
Publicidade