Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Folia 2019

Samba em dose tripla na João Antônio

A Avenida João Antônio lotou para mais uma grande festa popular. Foram dois dias de muito samba na principal rua do Centro de Sobradinho, reforçando o Carnaval de Rua fora de época como uma das grandes atrações do verão no Centro Serra. E pela primeira vez com a participação de três escolas de samba, que contagiaram o público presente na passarela. Cada uma ao seu modo, sem perder o entusiasmo em nenhum momento.

O público oficial ainda não foi divulgado pela Prefeitura de Sobradinho – promotora do evento através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – ou pela Brigada Militar, mas estima-se que tenha sido superior ao da edição de 2018, quando os desfiles ocorreram nas noites de sábado e domingo. Desta vez, as escolas desceram a avenida na sexta-feira, 22, e sábado, 23, com alguns atrasos e imprevistos, como os que ocorreram com a Imperatriz Sobradinhense.

A caçula do Carnaval de Sobradinho encerrou as duas noites do Carnaval de Rua, enquanto a Unidos do Samba, do Bairro União, foi a responsável por abrir o desfile na sexta-feira. No sábado, quem iniciou as atividades na Avenida João Antônio foi a Mocidade Independente, do Bairro Vera Cruz. As apresentações de cada agremiação duraram entre uma hora e 1h30 e, mesmo com o término na madrugada, boa parte do público presente ficou até o fim.

Publicidade

Para fechar com chave de ouro a folia em Sobradinho, o sábado ainda contou com o tradicional Baile de Carnaval, que neste ano teve um viés solidário, arrecadando fundos para o tratamento do bebê ibaramense Heitor de Vargas, de sete meses, que luta contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. O Show de Bandas, uma promoção da VS Eventos e Diomedes Ceolin, levou diversos conjuntos musicais ao Ginásio Antônio Dors, no Parque da Fejão.

“Um evento familiar”

Durante o protocolo de abertura do Carnaval de Rua, o secretário municipal de Educação, Ivan Trevisan, destacou a importância do evento para Sobradinho e fez questão de agradecer a todos que se envolveram na folia. “Parabenizo as diretorias das escolas que, ao longo dos meses, vem trabalhando incansavelmente para este momento. A Administração  Municipal e as escolas não mediram esforços para que o show acontecesse”, afirmou.

Publicidade

Ivan também salientou que o Carnaval de Rua é um evento que agrega públicos de todas as idades. “Este é um evento familiar, com crianças, adultos e idosos participando. Que sejam todos muito bem vindos”, disse. Ele acompanhou os desfiles no espaço para as autoridades, juntamente com o prefeito Maninho Trevisan e o vice Armando Mayerhofer com suas esposas, os secretários municipais, vereadores e soberanas da Festa Estadual do Feijão (17ª Fejão).

No protocolo, também discursaram o presidente da Escola Imperatriz Sobradinhense, Rogerio Barbieri Carniel, o presidente de honra Roberto Carlos Siman, e o presidente de honra da Mocidade Independente Vera Cruz, Alex Teichmann. O presidente da Unidos do Samba, Daniel Pereira não discursou em virtude da escola estar se preparando para descer a avenida.

Como foram as escolas

Publicidade

UNIDOS LEVA 100 ANOS DE HISTÓRIA PARA A AVENIDA

A mais antiga escola de samba de Sobradinho levou para a Avenida João Antônio um tema centenário. A Unidos do Samba juntou a data histórica de sua fundação, ocorrida há 40 anos, com a do surgimento do Grupo Lovatto. O pequeno negócio iniciado por Alfonso Bortolo Lovatto, que se expandiu e se tornou uma das maiores empresas da região Centro Serra está em atividades há 60 anos.

Um dos carros alegóricos levados para a avenida exaltou a história do grupo, tendo inclusive a presença de Alfonso e a esposa Alda, que se emocionaram com o carinho do público presente no evento. Outro carro destacou o Bairro União, berço do samba no município, e também alguns dos locais mais frequentados do bairro, como a capela da Comunidade Católica São Francisco de Assis. A águia, símbolo da escola, também foi uma atração à parte.

Foto: Mateus Souza/Gazeta da SerraAlfonso e Alda Lovatto: casal foi uma das atrações do desfile da Unidos do Samba
Alfonso e Alda Lovatto: casal foi uma das atrações do desfile da Unidos do Samba

 

Publicidade

MOCIDADE DESTACA A SUA TRAJETÓRIA DE TRÊS DÉCADAS

Há 30 anos, o Bairro Vera Cruz, um dos mais populosos de Sobradinho, via surgir a sua própria agremiação. Sob a benção de Padre Miguel, a Mocidade Independente Vera Cruz foi crescendo ano a ano, se tornando uma escola de samba “raiz”, como definiu o presidente de honra Alex Teichmann, destacando que este também foi o maior carnaval da mesma, com mais de 200 componentes.

O samba-enredo contou justamente a trajetória da Mocidade, desde os tempos do verde branco até as cores farroupilha (vermelho, verde e amarelo), adotadas pela escola. Um dos carros alegóricos também enfatizou a  Mocidade Independente Padre Miguel, a “escola-mãe”. As alas estavam afinadas com a bateria, que deu um show, assim como o leão, que com seus “rugidos”, encantou principalmente as crianças.

Foto: Mateus Souza/Gazeta da SerraUm dos carros alegóricos da Mocidade Independente destacou a
Um dos carros alegóricos da Mocidade Independente destacou a “escola-mãe”, a Mocidade Independente de Padre Miguel

 

Publicidade

COM OU SEM CARRO, A CAÇULA IMPERATRIZ CHEGOU PARA FICAR

A estreia da Imperatriz Sobradinhense no Carnaval de Rua esteve ameaçada. Os carros alegóricos da agremiação, feitos pela empresa terceirizada contratada pela Prefeitura, não ficaram prontos a tempo da primeira noite de desfiles. Houve muita insatisfação por parte de alguns integrantes, mas a escola decidiu descer a avenida. E os foliões não decepcionaram, mostrando muito entusiasmo.

As fantasias das alas chamaram a atenção pela qualidade e criatividade, assim como o samba-enredo, que destacou a história do carnaval na região Centro Serra. A participação do bloco Pirilampos, de Lagoa Bonita do Sul, abrilhantou ainda mais o desfile. No sábado, outro imprevisto: dois pneus do ônibus que transportava parte da bateria furaram em Salto do Jacuí, atrasando o início do desfile. A coroa, símbolo da escola, esteve representada

Foto: Evanir Bertó/Gazeta da SerraBloco Pirilampos, de Lagoa Bonita do Sul, deu show no desfile da Imperatriz Sobradinhense
Bloco Pirilampos, de Lagoa Bonita do Sul, deu show no desfile da Imperatriz Sobradinhense

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.