Morador de Santa Cruz do Sul e ex-comandante regional do Corpo de Bombeiros, o coronel César Eduardo Bonfanti será o comandante-geral da corporação no Rio Grande do Sul a partir da virada do ano. Ele foi o escolhido pelo governador eleito, Eduardo Leite (PSDB). O anúncio dos nomes que irão chefiar a área da segurança a partir de janeiro foi feito no início da tarde desta quinta-feira, 20.
LEIA MAIS: Definidos os nomes que vão comandar a segurança no Estado
Em entrevista ao Portal Gaz, o coronel disse que está feliz com a escolha. O principal desafio, segundo ele, será a conclusão do processo de emancipação dos bombeiros, que desde setembro do ano passado não fazem mais parte da Brigada Militar. Para o ano que vem o Corpo de Bombeiros Militar do Estado terá um orçamento de aproximadamente R$ 27 milhões. A corporação está em 93 municípios gaúchos e conta com aproximadamente 2,5 mil servidores.
Publicidade
Além do processo de emancipação, Bonfanti diz que pretende priorizar a modernização dos equipamentos utilizados nos quartéis e o reforço no efetivo. “Há um deficit de pessoal, mas menor que o da Brigada, por exemplo. Vamos, aos poucos, tentar resolver isso. No início do ano já chamaremos cerca de 150 novos soldados e a previsão é chamar mais 300 do último concurso. Não resolve o deficit, mas ajuda muito”, comentou.
O coronel falou ainda que ao longo do ano que vem deve ser concluído o novo sistema online de liberação de licenças, incluindo os PPCIs. “Os bombeiros não podem atrapalhar a vida de quem quer investir e fazer a economia girar. Estamos trabalhando em um novo sistema que garantirá o cumprimento de toda a legislação, mas de forma mais ágil e segura”, adiantou.
Publicidade