Moradores de Santa Cruz do Sul estão desde o fim da tarde dessa segunda-feira, 17, sem luz. O desabastecimento começou após o temporal que atingiu o município. De acordo com o motorista Cristiano Henrichsen, de 41 anos, por volta das 18 horas de ontem, galhos caíram em cima dos fios de energia na Rua Presidente Rodrigues Alves, no Bairro Goiás. “Deu um estouro e pegou fogo, aí acabou a luz”, contou.
Às 22 horas, a energia teria sido restabelecida, porém, novamente, houve um estouro e a queda de luz. Após o morador entrar em contato com a RGE Sul, uma equipe da concessionária foi ao local e removeu os galhos que estavam sobre a fiação. “Perguntei se consertariam a luz e disseram que tinham outras prioridades”, disse.
Entretanto, conforme Henrichsen, até as 19 horas desta terça-feira, o fornecimento de energia ainda não havia sido normalizado. “Ontem ligamos para a RGE uma vez, mas depois não conseguimos mais contato”. Segundo ele, vizinhos também estariam com o mesmo problema.
Publicidade
LEIA MAIS
- Os prejuízos causados pelo temporal no Vale do Rio Pardo
- 90 mil clientes da RGE Sul ainda estão sem energia
- Temporal causa estragos e falta de luz em Santa Cruz do Sul
No Bairro Várzea, o aposentado Cláudio Inocêncio de Freitas, de 55 anos, também enfrentou o desabastecimento por 24 horas. Desde que ficou sem luz, teve que tomar banho gelado e acabou perdendo todos os alimentos que estavam na geladeira. Ele só conseguiu contato com a RGE Sul nesta terça-feira, por volta das 18h30, quando uma equipe se aproximou da casa onde mora.
Prejuízos em padaria
Uma das santa-cruzenses que sofre com a falta de luz é a empresária Célia Muller, 60. Proprietária de uma padaria localizada no Bairro Bonfim, ela perdeu os alimentos depositados em seus quatro freezers. “Todos os congelados que eu tinha em estoque para o Natal se perderam. Salgadinhos, docinhos e tortas. Tudo se foi.”
Publicidade
O transtorno foi tanto que a doceira reservou a terça-feira para limpar os congeladores e deixar tudo pronto para quando o serviço for restabelecido. “Nem a padaria conseguimos abrir porque sem luz não há condições de manter os alimentos. Ainda não parei para contar os prejuízos, mas a dor de cabeça é muito grande”, desabafou.
Em nota, a RGE Sul informou que segue trabalhando nos consertos da rede de energia. “Os fortes ventos, que em algumas regiões se aproximaram dos 100 km/h, causaram danos à rede elétrica das distribuidoras. Neste momento há 18 mil clientes da RGE Sul e 7 mil clientes da RGE que estão desabastecidos. A área da RGE Sul foi a mais afetada, principalmente a Região Central, vales do Rio Pardo e Taquari e Região Metropolitana”, comunicou.
Segundo a concessionária. os moradores que ainda estiverem sem energia devem entrar em contato pelos seguintes canais:
Publicidade
- Agência Digital: https://servicosonline.cpfl.com.br
- RGE e RGE Sul– SMS com o SEU CODIGO (está na fatura de energia) para o número 27350.