Moradores da Rua Dom Pedro II, no Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, convivem com problemas nas calçadas e no pavimento desde outubro do ano passado. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realizou obras para instalação de uma nova rede de esgoto. Parte dos paralelepípedos foi retirada e deixada nas calçadas.
Segundo a gerente local da Corsan, Rosângela Freitas dos Santos, a Prefeitura carregou algumas pedras para uso em outros lugares e o restante permaneceu nas calçadas, pois ainda há outra obra de saneamento a ser executada ali – desta vez, a substituição de uma rede de água. Porém, essa ainda depende da licitação, que continua tramitando.
A dona de casa Vera Maria Guedes, de 70 anos, ressalta que a situação é crítica. “A rua está toda esburacada. Uma mulher que veio de Porto Alegre tropeçou nas pedras na calçada e caiu. É muito perigoso”, diz. O vigilante Deividi Vidal, de 32 anos, conta que é um desafio transitar de carro por ali. “Meu pai mora nessa rua e teve um AVC. Precisa andar com cadeira de rodas. É bem complicado. Para passar de carro, tem que andar bem devagar”, comenta.
Publicidade
O secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro Kroth, afirma que há uma negociação em andamento com a Corsan para o asfaltamento da rua. A empresa arcaria com os custos. Com o tempo escasso e até por questões de orçamento, as tratativas devem avançar somente no início do próximo ano. “Asfaltar a rua depois da conclusão de todas as obras seria mais prático”, resume Kroth.