O aposentado Hugo Vilibaldi Rodenbusch Hagemann, de 86 anos, faleceu de infarto, no dia 17 de setembro, na Clínica Geriátrica Amanhecer, onde estava internado há dois meses. Ele nasceu em Rio Pardo, em 29 de janeiro de 1932, mas residia em Santa Cruz do Sul há 80 anos.
Hagemann era bastante conhecido na cidade, pois teve intensa participação nos Quilômetros de Arrancada e também nas antigas corridas com as “carreteras” pelas estradas gaúchas. Ele foi um dos mecânicos da famosa “barata 128” de Osvaldinho de Oliveira, o mesmo que dá nome ao autódromo de Santa Cruz e que conquistou vários títulos no automobilismo. Entre suas conquistas pessoais, costumava lembrar da vitória no Km de Arrancada da 1ª Fenaf, em 1966, quando derrotou o próprio Osvaldinho em disputa realizada na Rua Ernesto Alves.
Publicidade
Ele iniciou as atividades profissionais aos 14 anos, na revenda autorizada Ford. Em 1956, começou a trabalhar como mecânico na revenda Willys. Durante este período, começou a participar das corridas, como mecânico ou piloto. Aposentou-se em 1979, na Vemasa (revenda Ford), mas continuou trabalhando até 1997.
Posteriormente, abriu oficina própria, para atender principalmente os jipeiros, por ser um grande amante dos jipes. Inclusive, foi participante ativo do Jeep Club Santa Cruz. Mesmo com idade avançada, tinha o seu jipe e participava das trilhas e passeios de fim de semana. Nos últimos anos, levou uma vida muito caseira, fazendo caminhadas pelo Centro, visitando e tomando chimarrão com os amigos, e sempre lendo as revistas de automobilismo.
Publicidade
Hugo era casado, há 56 anos, com Sofia Hagemann. Além da viúva, deixa os filhos Carmen Lúcia, Ricardo e Ana Cristina, as netas Raphaela e Bruna, e a bisneta Laura. Seu sepultamento ocorreu dia 17, no Cemitério Municipal, com atendimento da Funerária Halmenschlager.