Com o objetivo de promover uma cultura de paz no ambiente escolar, a Guarda Municipal, por meio da Ronda Escolar, lançou na última quinta-feira, 13, na Escola Municipal São Canísio, do Bairro Dona Carlota, o projeto Guarda-Costas.
A iniciativa foi apresentada pelo coordenador do projeto, Éberson Pereira Gonçalves. Segundo ele, com um método lúdico e interativo, a proposta oportunizará que estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental possam debater temáticas como bullying, sexualidade, drogadição, saúde física e psíquica, e redes sociais. “Vamos avaliar a realidade de cada escola e adequar o projeto conforme as necessidades”, explicou. Atividades físicas e jogos pedagógicos também serão intercalados durante os momentos de diálogo.
Realizadas em dois períodos letivos de 50 minutos, as oficinas ocorrerão durante o horário de aula. Inicialmente funcionando como projeto-piloto até dezembro deste ano, a atividade será oferecida somente na Emef São Canísio. Mas a intenção, segundo Éberson, que terá o apoio do colega Hamilton Hennig na execução do projeto, é estender a todas as 26 instituições de ensino do Município. “Se as escolas entenderem que é importante, faremos o possível para atender”, afirmou.
Publicidade
O secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, elogiou a ideia. “É um projeto que aproxima a Guarda Municipal com a comunidade escolar. O projeto é fruto de um trabalho com os parceiros da própria Guarda Municipal, visando uma cultura de paz e cidadania”, declarou.
O projeto é uma realização da Guarda Municipal, com o apoio das secretarias de Segurança, Defesa Civil e Esporte, e de Educação, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Prestigiaram o ato de lançamento a coordenadora do Departamento de Educação, Lígia Hoppe, a coordenadora dos Cenários e Práticas da Unisc, Beatriz Baldo Marques, o diretor da Emef São Canísio, Marco Werlang e a Banda da Emef Guilherme Hildebrand.
Publicidade