Desde muito cedo, a candidata número 17 ao trio de soberanas da Oktoberfest, Eveline Raquel Stumm, de 24 anos, acompanha as festividades da Festa da Alegria. “Nasci e cresci nessa cidade maravilhosa, venho de uma geração que cultiva a cultura e a tradição germânica. Vivencio diariamente os costumes herdados por meus descendentes”, conta. Devido ao amor pela tradição e pela festa, resolveu se candidatar no concurso. “Quero ser soberana da Oktoberfest, assumir esse compromisso lindo de encantar o público, animar a festa e representar a minha cultura alemã na maior festa germânica do Rio Grande do Sul, a 2ª maior do Brasil e a 3ª maior do mundo.”
Além do amor pela cultura, ela também possui outra paixão: ser professora de educação infantil. “Tenho um amor incondicional por meus aluninhos e posso afirmar com todos os sentimentos que é a melhor profissão do mundo. Vivo em um mundo fantástico, puro e feliz. Aprendo diariamente com os meus pequenos”, conta. Ela ainda pretende fazer uma pós-graduação em educação infantil. Eveline também gosta de estar com a família, amigos, além de animais de estimação. Também adora andar de bicicleta e adquirir novos conhecimentos a partir de leituras. “Adoro dançar e me divertir em festas e quermesses”, acrescenta.
Publicidade
A preparação para o concurso é constante na vida da candidata. “Me preparo há muito tempo. Estou realizando entrevistas com descendentes de imigrantes alemães, conhecendo muito sobre a história de Santa Cruz do Sul e me aprofundando em leituras e pesquisas históricas”, conta. No entanto, a grande dedicação para o concurso está valendo a pena para Eveline. “Estou construindo e aprendendo novos conhecimentos, fazendo amizades, participando dos eventos, divulgando a nossa Festa da Alegria. Recebo o carinho da minha família, amigos, patrocinadores e apoiadores que me acompanham nesta caminhada incrível”, ressalta.
Para a candidata, as principais qualidades dela são ser uma pessoa guerreira, disposta, determinada, alegre e querida. “Trato as pessoas bem, sou bondosa, tenho muita paciência, com um coração gigante que luta para alcançar os objetivos. Quando determino uma meta para a minha vida é difícil mudar de opinião”, acrescenta.
Publicidade
Relação com a Oktoberfest
A tradição e a cultura alemã sempre foram presentes na vida da candidata, principalmente por ser descendente de alemães. Por isso, sempre acompanhou de perto a festa. “A cultura germânica está no meu sangue, carrego com muito orgulho a tradição e costumes que meus pais me ensinaram. Preservamos as lembranças que os meus antepassados deixaram de herança”, conta. Além disso, a candidata também sabe falar alemão. “Acredito que, por vivenciar e cultivar a tradição alemã na minha rotina, seja de extrema importância saber o idioma para ser uma representante da Oktoberfest. Nasci e vivo em Santa Cruz do Sul e sei falar alemão, que é resgate cultural e herança transmitida pela minha família”, conta.
Publicidade
Mais sobre ela
- Canceriana de 24 anos, nasceu em 25 de junho de 1994, em Santa Cruz do Sul
- Filha de Margit e Aldino Stumm
- Formada em Pedagogia
- Altura: 1,70 metro
- Manequim: 44
- Olhos castanhos e cabelos loiros
- Representa Pedagogia e representa Agro Comercial Kist e Heemann, ACI, D’LU Materiais de Construção, Sulauto Auto Peças e Retificadora de Motores e Studio de Beleza Janine Silveira
As candidatas
O Portal Gaz começou uma série de reportagens no dia 13 de agosto com o perfil das 19 candidatas a soberanas da 34ª Oktoberfest. Acompanhe todas as segundas, quartas e sextas-feiras as publicações.
Publicidade
LEIA MAIS
- 1 – “Minha vida se tornou 100% Oktoberfest”, conta candidata Amanda Beckenkamp
- 2 – Candidata Bruna Cruz sonha em ser delegada
- 3 – Luana Kothe é a candidata economista apaixonada por atividades físicas
- 4 – Nicole Friedrich afirma se preparar desde criança para representar a Oktober
- 5 – “Sonho em ser anunciada como soberana todos os dias”, diz Alline Bellina
- 6 – Candidata Francine Ramos quer estudar Medicina
- 7 – “Quero destacar o papel da mulher”, diz Lisiane Schmachtenberg
- 8 – Vanice Souza descreve a Oktoberfest como uma integração
- 9 – “Uma rainha deve ser humilde, natural e simpática”, diz Ana Metz
- 10 – Milena Bender é a candidata apaixonada pelo futebol
- 11 – Fernanda da Silveira é candidata que se dedica à confeitaria
- 12 – Bruna Assmann já dirigiu carreta com chopp para a festa
- 13 – Marjana Hanzen define a Oktober como sinônimo de preservação da cultura alemã
- 14 – Eveline Dettmer aprendeu o alemão antes mesmo do português
- 15 – Alexia Humburger quer ser cirurgiã-dentista
- 16 – Luiza Almeida quer mostrar a coragem da mulher surda na Oktoberfest