A Junior Chamber Internacional (JCI) de Venâncio Aires, organização mundial de jovens voltada à formação de líderes, promove a ação global Cleanup Day no próximo sábado, 15. O objetivo da iniciativa, criada na Estônia há dez anos, é dedicar um dia para a cooperação da população para a limpeza da cidade. A iniciativa é inédita em Venâncio Aires e já está agendada para ser repetida em 2019.
Conforme a presidente da JCI de Venâncio Aires, a advogada empresarial Rita Ellert, ao menos 100 pessoas vão participar de forma voluntária, recolhendo resíduos em sete pontos da cidade, inclusive no Arroio Castelhano. As escolas municipais Frida Reckziegel, Dom Pedro II e José Duarte de Macedo estarão envolvidas.
O presidente do Instituto de Sustentabilidade e Resiliência (ISR), Volnei Alves Corrêa, palestrou em duas escolas e estará na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nesta sexta-feira, 14, para falar sobre educação ambiental.
Publicidade
Para Rita, é importante espalhar a ideia. “Queremos incentivar uma mudança de visão e replicar a ação em outros municípios. Nada impede que as pessoas se unam em Santa Cruz, por exemplo, para fazer a limpeza. Quem sabe não será uma semente para que forças sejam somadas no ano que vem”, destaca.
A advogada explica que um termo utilizado pelos organizadores da ação é ‘cegueira do lixo’, por considerarmos normal. “Vivemos com tanto lixo em volta que simplesmente ignoramos. Como se não existisse. Muito do lixo produzido poderia ser reciclado. Se não ajudarmos a separar, fica mais caro para o município e consequentemente, encarece para a população”, finaliza.
Publicidade