O prefeito Telmo Kirst assinou na tarde desta quarta-feira, 22, decreto instituindo o Programa Municipal de Capacitação e Gestão (PMCG) e definindo diretrizes para sua implantação. Com isso, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Administração e Transparência (Seat), deverá manter um calendário permanente de capacitação para seus servidores. O lançamento deverá ocorrer no mês de setembro, quando está prevista também a segunda edição da Semana do Servidor.
O propósito da iniciativa, como explica o titular da área, Vanir Ramos de Azevedo, é levar aos servidores, oportunidades de treinamento e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, de modo que resulte no seu bem-estar e na melhoria do atendimento às demandas da sociedade. “É um programa inovador, pois garante um calendário permanente de capacitação para os servidores, algo que não se costuma ver em outros municípios. Isso vai permitir que eles recebam treinamento de qualidade e também vai oportunizar que colegas com experiência ou formação em determinada área passem seus conhecimentos aos demais”, disse.
O PMCG integra o Programa de Gestão de Qualidade Municipal (PGQM), em vigor na Administração Municipal desde 2014. Poderão participar dos cursos servidores concursados, regidos pela CLT, contratados, adidos de outra esfera ou ente governamental e estagiários, desde que dentro de sua área de atuação profissional. Um calendário de capacitações está em construção e a ideia é contemplar todas as áreas do governo.
Publicidade
O primeiro curso, dentro do programa, já tem data marcada. Na próxima sexta-feira, 24, a DPM irá ministrar um treinamento sobre eSocial para 39 servidores, a maioria integrante dos núcleos administrativos das secretarias. O curso, com carga horária de 8 horas, será dividido em teoria, prática e planos de trabalho com demonstração da plataforma.
eSocial
Trata-se do sistema digital que simplifica a prestação de contas dos compromissos trabalhistas das empresas, permitindo às pessoas jurídicas comunicarem informações referentes à folha de pagamento, contribuições previdenciárias, aviso prévio, acidente de trabalho, FGTS e dispensas. Por meio da plataforma é possível reduzir a burocracia para as empresas e aumentar a segurança das informações, graças à transmissão eletrônica dos dados em um único sistema, facilitando também a vida do governo, que poderá ter um maior controle sobre o pagamento de tributos.
Publicidade