A chegada do fogo simbólico em Santa Cruz do Sul, na manhã desta segunda-feira, 20, marcou o lançamento da Semana da Pátria no município. A chama foi recepcionada por diversas autoridades na Secretaria Municipal de Educação, por volta das 10 horas. Conforme a secretária de Educação, Jaqueline Marques, o evento é um momento significativo para as escolas de Santa Cruz. “Hoje é um dia muito importante, um momento de resgate das tradições, do civismo”, comentou em entrevista à Rádio Gazeta, lembrando que as instituições irão resgatar a história de cada escola.
A coordenadora da comissão organizadora da Semana da Pátria, Lisandra Faccin, ressaltou a importância da participação dos estudantes no concurso literário de histórias em quadrinhos. Ela ainda lembrou do desfile, que deve ser o ponto alto da semana. “Convidamos desde já a comunidade para trazer o seu chimarrão e a sua cadeira para prestigiar as escolas e entidades de Santa Cruz no dia 7 de setembro, às 9 horas, na Ernesto Alves.”
Publicidade
No encerramento da solenidade desta manhã, a banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) tocou o hino de Santa Cruz. Após a cerimônia, o fogo simbólico será levado ao 7º BIB, onde ficará até o início das atividades da Semana da Pátria, no dia 1º de setembro. Este ano, a Semana da Pátria tem como tema nacional Projeto Rondon – Há meio século semeando o civismo, como tema estadual Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul e como tema municipal, Resgatando a memória da Educação de Santa Cruz do Sul.
A comissão organizadora da Semana da Pátria é formada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 2ª Companhia do 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Santa Cruz, 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, além do Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro MacLaren, Grupo Escoteiro São Luiz e Grupo Desbravadores.
Publicidade