Dois cavalos que estavam soltos nas margens da BR-471, nas proximidades da Germani Alimentos e do entroncamento com a RSC-287, chamaram atenção dos motoristas nesta sexta-feira, 17. Pessoas que passaram pelo local acionaram a Guarda Municipal, que foi até o local e conteve os animais até que uma equipe chegasse para retirá-los, no início da tarde.
A retirada da égua e do potro, que deve ter apenas alguns meses de vida, foi feita por uma equipe do Canil Municipal em trabalho conjunto com a Central de Serviços da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos. A situação era de grande risco tanto para os próprios animais quanto para os veículos. “Eles não conhecem o local e poderiam atravessar a via, o que possibilitaria um acidente grave acontecer”, salientou o veterinário do Canil Municipal, Tiago Marques, em entrevista à Rádio Gazeta.
Publicidade
Embora os animais estivessem soltos sem os cuidados de um proprietário, eles não tinham sinais de maus-tratos. O veterinário garantiu que ambos estavam em boas condições. “Provavelmente estavam apenas soltos em algum campo”, disse.
A égua e o potro ficarão durante cinco dias no Canil Municipal, enquanto se tenta identificar o proprietário dos animais. “Ele vai receber sanções administrativas e depois pode resgatá-los.” Essas sanções são aplicadas pois, de acordo com Marques, o proprietário de um animal é responsável por ele e, por isso, responde civil e criminalmente pelos atos que possa cometer. “Quem tem criação próximo à área urbana precisa atentar para que os animais estejam bem presos, sejam bem atendidos com comida, água e conforto, para que não venham a vias públicas em busca de alimento.”
LEIA MAIS: ONG Cavalo de Lata: paixão que motiva
Publicidade