Faltando pouco menos de três meses para a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, os bonecos Fritz e Frida, símbolos da festa, ainda não têm previsão de serem restaurados. Desde abril, os personagens, que há anos dão boas-vindas a quem chega ao município, na RSC-287, via Acesso Grasel, apresentam danos. As rachaduras chamam atenção principalmente na Frida, que possui falhas na cabeça e no vestido vermelho. Além disso, estacas de madeiras seguram a matriarca. Em abril, a Prefeitura informou que os reparos só podiam ser feitos após a finalização das obras no viaduto, o que já aconteceu.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, César Cechinato, afirma que a reforma no casal está no cronograma, mas ainda não há previsão de que seja feita. “Estamos restaurando todo o Acesso Grasel. Entretanto, os bonecos não são a prioridade no momento”, diz Cechinato. O secretário alega que ações como essa dependem de vários processos e que os reparos serão feitos ‘no seu devido tempo’.
LEIA MAIS
Publicidade
- Inaugurados há 21 anos, bonecos Fritz e Frida estão com rachaduras
- Monumento do Fritz e Frida da RSC-287 pode mudar de lugar
A suspeita é de que as rachaduras teriam sido causadas por trepidações ocasionadas durante a construção do viaduto – que foi inaugurado na última sexta, 15. Porém, o engenheiro Luís Fernando Vanacor, da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), nega que a empresa foi responsável pelos danos. “Colocamos as estacas de madeira embaixo do boneco, justamente para prevenir esse problema”, afirma o engenheiro.