Uma iniciativa com foco na saúde de agentes penitenciários da 8ª Delegacia Penitenciária Regional será desenvolvida por integrantes do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc. O projeto de pesquisa Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionadas à Tuberculose e HIV entre Agentes Penitenciários da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) foi apresentado pela professora Lia Possuelo e pela estudante de Farmácia Eloisa Luciana Berlt, no dia 11 de junho, para o delegado penitenciário da 8ª DPR, Andreo de Quadros Camargo, com o objetivo da autorização do desenvolvimento da proposta.
LEIA MAIS: Unisc divulga lista de aprovados no Vestibular de Inverno
De acordo com a professora Lia e a acadêmica Eloisa, os agentes penitenciários são profissionais fundamentais na manutenção e na promoção da saúde dos detentos, pois mantêm contato direto com a população carcerária, por isso precisam de ações permanentes voltadas à educação e à promoção da saúde. “O conhecimento insuficiente dos servidores em relação aos sintomas de doenças infectocontagiosas é agravante que contribui para o adoecimento no sistema prisional, sendo que uma pesquisa direcionada a esse grupo poderá contribuir para o desenvolvimento de práticas de educação permanente”, salientaram.
Publicidade
A pesquisa visa identificar o perfil sociodemográfico dos agentes penitenciários e verificar quais os reais conhecimentos, as atitudes e práticas destes em relação à prevenção da tuberculose e do HIV. O levantamento dos dados se dará através de questionários autoaplicáveis desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
LEIA MAIS
- Obesidade atinge quase 20% da população brasileira
- 9,5 milhões de pessoas do público-alvo ainda não se vacinaram contra a gripe
Publicidade