Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sob duas rodas

Ele viajou o país inteiro. E não pretende parar

Mais de 67 mil quilômetros percorridos pelo país em 18 anos. Registro de visitas em 2.380 municípios. Somente no Rio Grande do Sul, foram 220 cidades no roteiro. A trajetória de José Maria Paranhos Filho, 49 anos, pode ser contada a duas rodas, já que a bicicleta se tornou quase uma parte de seu corpo neste período. Palestrante, expositor, ele desenvolve um trabalho voluntário por onde passa, e sempre levando mensagens, em especial nas escolas.

Natural de Uruguaiana (embora tenha adquirido um sotaque nordestino), Dag, como Paranhos é conhecido, chegou a região Centro Serra na última semana, após passagens pela Quarta Colônia. Visitou Ibarama e está em Sobradinho desde sexta-feira, 8, onde está recebendo hospedagem e auxílio dos Bombeiros Voluntários do município. Seguirá viagem já nesta terça, em direção a Candelária e Santa Cruz do Sul, passando também por Passa Sete.

A ideia de viajar pelo Brasil de bicicleta originalmente era de um grande amigo. No começo dos anos 90, contudo, o sonho de Diego Henrique foi interrompido em um homicídio em Porto Alegre. Abalado com a perda, Dag enfrentou uma grave depressão. Mas colocou como seu maior objetivo de vida dar continuidade ao projeto. “Me preparei por dois anos e decidi colocar em prática, com o objetivo de conhecer e mostrar a verdadeira realidade do país”, salientou.

Publicidade

Nas palestras, Dag também busca resgatar os valores humanos, exaltando o respeito e o amor ao próximo. E isso o motiva a seguir em frente. Para ficar nos municípios, conta com a boa vontade da população. Muitas vezes, recebe apoio das prefeituras, de órgãos da segurança pública ou até de entidades e empresas. Tudo isso está registrado em declarações e documentos, comprovando que passou pelas cidades.

Questionado pela reportagem sobre quanto tempo mais seguirá pedalando, foi firme. “Enquanto estiver bem de saúde, vou seguir percorrendo o país”, disse. Mesmo se conseguir concluir o roteiro em todos os municípios brasileiros, diz que não pretende parar. “É apaixonante. Vale a pena o que estou fazendo”.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.