A eleição para o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terminou em empate após a contagem de votos ocorrida na última sexta. O escrutínio das urnas terminado às 00h05 deste sábado, 9, apontou um total de 622 votos, sendo 308 pela opção “sim” e 308 pela opção “não”, além de 6 votos anulados.
Em nota assinada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Felipe Augusto Kopp, foi divulgado que uma reunião será realizada nesta segunda-feira, 11, para analisar a situação, que não está prevista no estatuto.
Publicidade
A votação que ocorreu no último dia 7 de junho, no turno da noite, nos campi de Sobradinho, Venâncio Aires, Capão da Canoa e Montenegro e nos dias 7 e 8 de junho, nos turnos manhã, tarde e noite, no campus central de Santa Cruz do Sul foi marcada por polêmicas.
A única chapa inscrita, DCE Livre foi acusada de ter ideais antidemocráticos e anticapitalistas em posts publicados por alunos e até por diretórios acadêmicos. Uma campanha pedindo que os alunos votassem ‘não’ no pleito foi criada.
Através de sua página no Facebook, a chapa DCE Livre negou as acusações. “Voltamos mais uma vez para responder a principal ‘acusação’ contra nossa chapa: Ela não tem um viés anarcocapitalista! A opinião do nosso presidente sobre o Estado e as falhas do poder público não interfere em nada no modelo de gestão proposto por nossa chapa, que atuará em ambiente privado, onde tanto ele quanto o restante da chapa entendem que é preciso termos uma gestão eficiente e capaz de representar as reivindicações dos alunos, e não de grupos políticos como já vimos por tantos anos.” diz o texto. Confira na íntegra. Os estudantes completam afirmando que pretendem recorrer do resultado.
Publicidade