Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Túnel Verde

Galho de tipuana cai na Marechal Floriano e reacende alerta

Quase seis meses depois do último registro de incidentes com as tipuanas do Túnel Verde, no Centro de Santa Cruz do Sul, na manhã desta quarta-feira, 2, um galho de uma das árvores caiu entre os carros estacionados na Rua Marechal Floriano, próximo da esquina com a Rua Fernando Abott. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, a pasta foi acionada para fazer a remoção por volta das 11 horas.

O galho caiu entre veículos estacionados na Rua Marechal Floriano, mas o imprevisto não teria provocado nenhum dano material. “Desde novembro do ano passado, não havia sido registrado nenhum problema relacionado aos galhos das tipuanas. Naquela época, fizemos uma revisão em todas as árvores”, explicou Vargas.

Segundo o secretário, ninguém reclamou de prejuízo e não houve nenhum acidente com eventuais pedestres naquela quadra. “Sempre que chove, ou quando ocorrem ventos fortes, a gente dá uma verificada. O caso de hoje não se enquadra nessa manutenção, pois não foi registrada mudança climática grande.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura anuncia programa para preservar Túnel Verde
Galho de tipuana cai e atinge criança na Marechal Floriano
Queda de galhos danifica veículos na Rua Marechal Floriano
 

Em março, o prefeito Telmo Kirst editou o decreto que cria um programa de manutenção permanente para seis meses, prorrogáveis por mais seis, para cuidado e manutenção preventiva das tipuanas da Rua Marechal Floriano. Em novembro do ano passado, houve três acidentes com queda de galhos de tipuanas no Túnel Verde. Um deles chegou a atingir uma menina de 9 anos no braço. Na época, o governo municipal determinou uma revisão emergencial das árvores, concluída em janeiro deste ano.

Publicidade

As primeiras mudas da Rua Marechal Floriano foram plantadas em 1950. Quando a manutenção é executada de forma adequada, a árvore pode durar até 150 anos. Ao todo, existem 182 tipuanas na faixa do Túnel Verde. 

Equipe entrará em ação na segunda metade do mês 

Inicialmente marcado para começar ainda em março, quando o prefeito Telmo Kirst (Progressistas) decretou a criação da manutenção permanente do Túnel Verde, o trabalho preventivo previsto no decreto deverá se iniciar na segunda quinzena de maio. O secretário Vanir Ramos de Azevedo, da pasta do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, diz que os projetos para contratação dos servidores e execução das tarefas de manutenção demoraram para ser aprovados na Câmara de Vereadores. “Agora finalizamos o edital para contratação do corpo técnico. A perspectiva é que o trabalho tenha início então na segunda quinzena”, reforça.

O grupo que fará a manutenção permanente das tipuanas é formado por cinco profissionais. Três já estão contratados e passam por treinamento com a equipe dos Transportes e Serviços Urbanos. Um engenheiro ambiental e um biólogo irão compor o grupo. A contratação deverá ser feita já na próxima semana. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.