O futuro de Santa Cruz do Sul estará em evidência na manhã desta quarta-feira, 25, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Às 8 horas, inicia o credenciamento para o evento que comemora os 10 anos do Projeto Santa Cruz Novos Rumos junto à comunidade santa-cruzense. Até as 12 horas, lideranças das mais diferentes áreas de atuação estarão focadas na discussão de alternativas e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do município. De acordo com o presidente da Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), Flávio Haas, a expectativa é bastante positiva. “A retomada deste envolvimento e a participação das lideranças é fundamental para a retomada, com força, do projeto. Certamente será uma manhã de muito aprendizado e construção coletiva”, afirma.
Durante o evento, às 9 horas, ocorre a palestra Onde Santa Cruz do Sul está?, com representantes da Pólo RS, entidade que auxiliou no desenvolvimento do Projeto Santa Cruz Novos Rumos, em 2008. Em seguida, os participantes serão divididos em grupos, buscando a retomada dos fóruns temáticos. Enquanto as informações e os dados forem compilados, o consultor Carlos Esau ministrará a palestra motivacional E Eu Com Isso. O evento, que tem apoio do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), através do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, e da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), encerra com a apresentação das propostas e almoço.
Saiba mais
Publicidade
O Projeto Santa Cruz Novos Rumos foi criado com o objetivo de construir uma Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Cruz do Sul, estabelecendo prioridades para 20 anos (2008/2028). A iniciativa, inspirada na Agenda 2020 e pioneira em municípios gaúchos, começou a ser desenvolvida em setembro de 2007, com a realização de reuniões com diferentes segmentos da sociedade, como associações de bairros, sindicatos, clubes de serviço, meio acadêmico, entidades empresariais e outros.
Idealizado por um grupo de pessoas da comunidade, preocupadas com o futuro de Santa Cruz do Sul, a intenção do Projeto Novos Rumos foi aplicar um mecanismo de consulta à sociedade para estabelecer as prioridades do município, buscando entre outras coisas, operacionalizar e implementar objetivos, indicadores, metas e linhas de ação estratégica. Para auxiliar na execução dessas ações, foi contratada a Agência de Desenvolvimento Pólo RS, uma organização não-governamental privada e sem fins lucrativos, que reúne empresas e entidades representativas de diferentes setores do Estado.
No dia 25 de abril de 2008, aconteceu o Seminário de Mapa Estratégico do Projeto Santa Cruz Novos Rumos. O evento reuniu 350 lideranças, dos mais diferentes segmentos, no Salão dos Espelhos do Clube União. A partir do evento, foram organizados os Fóruns Temáticos, que desenvolveram projetos em diversas áreas.
Publicidade
Cronograma do evento:
8 horas – Cadastramento
8h30 – Início das atividades
9 horas – Pólo RS – Onde Santa Cruz do Sul está?
10 horas – Trabalhos dos grupos
11h20 – Palestra com Carlos Esau
12 horas – Almoço