Desde setembro do ano passado alguns apenados da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires fazem parte de uma iniciativa diferente. Após a criação de uma composteira, a instituição decidiu criar uma horta, para utilizar o adubo orgânico gerado. Foram identificados pela casa prisional os detentos que tivessem o perfil para responsabilizar-se pelo plantio e cuidado com os orgânicos.
O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner, comenta o resultado positivo do trabalho realizado com os presos. “É entusiasmante. Não acreditei que iria dar tão certo, com comprometimento. O mais gratificante é ver que eles já aumentaram esta horta”, afirma. A Secretaria auxilia nas dicas de melhor aproveitamento das mudas, bem como técnicas de adubação e plantio.
As verduras colhidas na horta da PEVA são destinadas ao consumo dos próprios presos. A iniciativa será apresentada a toda a comunidade em uma ação no dia 15 de maio. “Vários presídios estão entrando em contato, esta é a oportunidade para virem e conhecerem de perto o projeto. É uma ação educativa e um exemplo para os demais presidiários, além disso, se produz o próprio alimento”, ressaltou Schwertner.
Publicidade
Foto: Rosana Wessling