Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Oportunidade no campo

Curso de gestão rural contempla 140 jovens de sete municípios da região

Cerca de 140 jovens aprendizes rurais participam do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural por meio do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A iniciativa do Instituto Crescer Legal ocorre em sete municípios gaúchos em 2018: Candelária, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz, e foi ampliado para Boqueirão do Leão e Sinimbu. Em 2017, o Programa formou 84 jovens em Candelária, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. 

Com idades entre 14 e 17 anos, os jovens foram selecionados entre as famílias de produtores e trabalhadores rurais das localidades com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas ao Instituto Crescer Legal, além das escolas e rede de assistência social. O curso terá duração de um ano, com quatro horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão.

Os adolescentes que participam do programa foram contratados como aprendizes por indústrias associadas ao Instituto, e receberão remuneração e certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). No entanto, eles não realizarão qualquer atividade nas empresas. Toda a carga horária é cumprida no âmbito do curso de formação, tanto na instituição parceira, junto à família, na comunidade, como em viagens pedagógicas e visitas técnicas.

Publicidade

No programa das atividades consta o estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os adolescentes também vão desenvolver trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade e estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural. 

PARCEIROS LOCAIS

Um dos grandes diferenciais do Instituto é contar com parcerias locais. Segundo a coordenadora do Instituto, Nádia Fengler Solf, esse movimento é muito importante e dá respaldo para as ações da entidade. Confira onde ocorrem os cursos:

Boqueirão do Leão

Curso realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na EMEF Marino da Silva Gravina, da localidade de Alto Boqueirão, com 19 jovens. A educadora de referência da turma é Débora Berghahnn.

Publicidade

Candelária

Curso ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com recursos de doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na EMEF Adão Jaime Porto, da localidade Picada Escura, com a participação de 20 jovens. O educador de referência da turma é André Tiago Skolaude.

Santa Cruz do Sul

O curso está sendo realizado com a parceria da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e do município por meio da Secretaria de Educação, no Colégio Estadual Monte Alverne, no distrito de Monte Alverne, com a participação de 19 jovens. A educadora de referência da turma é Joice Jociane Pereira.

Sinimbu

Com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o curso ocorre na EMEF Nossa Senhora de Fátima, de Pinhal Santo Antônio, com a participação de 17 jovens. A educadora de referência da turma é Carina Bublitz.

Publicidade

Vale do Sol

O curso ocorre através de parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na EMEF Willibaldo Michel, da localidade de Alto Castelhano, com a participação de 20 jovens. O educador de referência da turma é Adriano Emmel.

Venâncio Aires

O curso está sendo realizado com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na EMEF Dom Pedro II, de Linha Hansel, com a participação de 19 jovens. A educadora de referência da turma é Graziele Silveira Pinton.

Vera Cruz

O curso ocorre com parceria da 6ª CRE e do município por meio da Secretaria de Educação na EEEF Frederico Augusto Hannemann, de Vila Progresso, com a participação de 20 jovens. A educadora de referência da turma é Taciane Lais da Silva.

Publicidade

Sobre o Crescer Legal

No dia 23 de abril, o Instituto Crescer Legal completa o terceiro ano de atividades. Iniciativa do SindiTabaco e empresas associadas, a entidade tomou forma com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na região sul do país. A meta: oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. As principais ações do Instituto em 2017 foram compiladas em um relatório, disponível no site www.crescerlegal.com.br.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.