Mesmo que o dia Dia Nacional da Conservação do Solo seja celebrado apenas em abril, a Expoagro Afubra promete um grande evento para discutir o tema, até esta quinta-feira, 22, durante sua 18ª edição. No Parque de Exposições em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo, uma extensa programação traz à tona debates sobre um dos elementos mais importantes para a produção agropecuária.
Na véspera dos 63 anos da Afubra, durante a solenidade de abertura, realizada na manhã desta terça-feira, 20, o presidente Benício Werner reforçou a necessidade da conservação do solo. Para ele, somente com a adoção de boas práticas é possível garantir safras fartas aos produtores. Por isso, a importância do trabalho realizado pelas entidades e instituições parceiras, com foco na disseminação de conhecimento, um dos principais objetivos da Expoagro Afubra.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
Estande da Souza Cruz retrata a história dos 100 anos do sistema integrado
Sistema permite produzir hortaliças em composteiras
Após o pronunciamento, o presidente da Souza Cruz, Liel Miranda, recebeu os cumprimentos de Werner, em homenagem aos 100 anos de implantação do Sistema Integrado da Produção de Tabaco (SIPT). “É o reconhecimento de um trabalho que ainda hoje é modelo e motivo de inspiração para diversas cadeias do agronegócio brasileiro”, destacou Werner.
Publicidade
TABACO
Em seguida, o deputado estadual Edson Brum (MDB), representando a Assembleia Legislativa, pontuou a importância da produção de tabaco para garantir a permanência do homem no campo. Nesse contexto, sinalizou o papel positivo do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Vale do Rio Pardo, cuja inauguração ocorreu logo após a solenidade de abertura, em área anexa ao parque.
O deputado, que é de Rio Pardo, destacou o papel de todos os envolvidos na luta por melhorias para a cadeia produtiva que, frequentemente, sofre “ataques” de diversas instituições espalhadas pelo mundo todo. “É preciso apoio e engajamento para que haja ainda mais oportunidades, como geração de emprego e renda ao setor agropecuário”, ressaltou Brum.
Publicidade
TRIBUNA DA REGIÃO
Já o deputado federal Heitor Schuh (PSB), representando a Câmara dos Deputados, apontou a Expoagro Afubra como a tribuna da região para a discussão de temas pertinentes ao produtor. Segundo ele, a feira, já consolidada no meio rural brasileiro, serve de oxigênio para a área. “Aqui já foram discutidos temas muito importantes, como o Código Florestal e o emplacamento de tratores. E é aqui, também, que temos a chance de enxergar: quem salva o Brasil é o setor agropecuário”.
O prefeito de Rio Pardo, Rafael Reis Barros (PTB), também salientou a necessidade da busca constante por desenvolvimento agropecuário, a exemplo da inauguração do CVT, na 18ª edição da feira. Ao mesmo tempo, Barros se mostrou otimista quanto às expectativas de liberação de recursos para a construção de um novo trevo de acesso ao Parque da Expoagro, tema já debatido em edições anteriores.
Publicidade
GOVERNADOR
Por último, o governador José Ivo Satori (MDB) destacou o papel da colaboração mútua para o alcance de objetivos comuns. Para ele, a conscientização é peça fundamental para o desenvolvimento do setor. Pela terceira vez no evento, também reforçou a necessidade do poder público em amparar os que não têm voz. “Devemos encontrar maneiras e formas de superação. Enxergar quem produz e faz. Não podemos alimentar a desesperança”, afirmou.
Fotos: Bruno Pedry
Publicidade